Mulheres na música: conheça alguns nomes de muito sucesso!
A história das mulheres na música sempre foi de muita luta contra preconceitos. Contudo, a imagem feminina foi ganhando espaço e elas conquistaram um lugar na indústria musical. Contudo, muitas cantoras ou musicistas, inclusive, lutam pela igualdade de gênero e o aumento da presença da mulher no meio musical até hoje.
Além disso, essas personalidades enriquecem o meio musical com muito talento e personalidade e, atualmente, temos inúmeras referências que nos deram a oportunidade de apreciar grandes trabalhos. Pensando nisso, mostraremos os principais nomes femininos no meio musical, portanto, acompanhe a lista e confira.
Jennifer Batten
Jennifer Batten é uma guitarrista americana que ficou muito conhecida nos anos 80 e 90 por sua participação com grandes nomes da música — ela trabalhou com ninguém menos que o rei do pop Michael Jackson. Além disso, a musicista produziu 3 álbuns de grande sucesso: Above Below and Beyond, Whatever e BattleZone.
Apesar do grande sucesso, Jennifer Batten é muito reservada e não se tem notícias sobre algum tipo de militância em prol da causa feminina no meio musical. Além disso, trata-se de uma artista premiada, que recebeu o famoso She Rocks Icon Award em janeiro de 2016.
Elis Regina
Elis Regina é uma das cantoras brasileiras conhecidas internacionalmente. A fama iniciou nos anos 60 quando, em conjunto com outros grandes nomes do meio musical, fundaram a Musica Popular Brasileira. Elis tornou-se conhecida no mundo inteiro pela sua voz marcante e performance emotiva em palcos.
Meshel Ndegeocello
Meshel Ndegeocello é uma musicista multi-instrumentista que também é cantora e rapper. Contudo, ela ficou mundialmente famosa pelo seu desempenho incrível em um instrumento musical mais comum de ser desenvolvido por homens, o baixo elétrico.
Ela já foi indicada ao Grammy 11 vezes e foi vencedora em um deles. Ela também participou do renascimento do movimento neo-soul nos Estados Unidos — sua especialidade são estilos como funk, jazz, reggae, rock e hip hop.
No ano de 2002, Meshel Ndegeocello participou de várias ações de caridade voltada às instituições que cuidam de pessoas com Aids, além de um evento que arrecadou recursos para a proteção e o empoderamento de mulheres do Congo. Assim, se consagrando como uma grande ativista dos direitos e representação feminina.
Aretha Franklin
Aretha Franklin é uma das maiores cantoras dos estilos soul e gospel nascida no Tennessee, nos Estados Unidos. Ao longo de sua carreira se tornou a segunda mulher que mais recebeu premiações do Grammys na história.
Além disso, ela recebeu uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood no ano de 1979. Além do seu talento inquestionável ela também ficou muito conhecida pela luta em favor dos direitos da mulher negra. Esse trabalho e militância em prol dessa causa deu a Aretha Franklin o título de “A voz da América Negra”.
Ana Karina Sebastião
A baixista consagrada nacionalmente Ana Karina Sebastião veio de uma família de músicos e foi influenciada por seus irmãos. Porém, essa brilhante instrumentista não se limitou a esse instrumento: ela também toca piano e violão. Na realidade, o baixo surgiu na vida de Ana de forma inusitada, ao participar de uma banda que precisou do instrumento e como ela já era muito desenvolvida no violão sugeriram que fizesse um teste.
Ela estudou na EMESP Tom Jobim e, atualmente, decidiu se dedicar ao contrabaixo acústico. Assim, a musicista visa novas possibilidades sonoras e a aplicação do instrumento em outros estilos musicais.
Whitney Houston
Juntamente a Aretha Franklin, a cantora americana Whitney Houston é considerada uma das maiores cantoras de todos os tempos. Ela também foi compositora, empresária e atriz, ganhando muito sucesso com o filme “Guarda Costas”, amplamente reproduzido em nosso país.
A cantora também foi uma das mais premiadas do mundo. Foram mais de 400 vitórias em sua carreira e cerca de incríveis 300 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo. Até os dias atuais, sua voz potente é lembrada com muitas saudades, especialmente pela característica da amplitude de extensão que ela era capaz de alcançar.
Sem dúvidas, uma das canções mais famosas da cantora foi o tema do seu filme mais conhecido, a “I Will Always Love You”. Ela mostra claramente todo o seu potencial, sendo capaz de sair de notas muito graves para agudos incrivelmente altos.
Nancy Wilson
Nancy Wilson é uma guitarrista, compositora e cantora norte-americana. Ela é irmã mais velha da Ann, que juntas formaram a Banda Heart nos anos 70. Além disso, ela também formou outro grupo musical chamado de The Lovemongers, que fizeram um cover da música “The Battle of Evermore” do Led Zeppelin.
A música fez parte da trilha sonora de um filme de muito sucesso chamado de Vida de Solteiro, mas também fez outras composições que fizeram parte de outras trilhas sonoras famosas. Em 2013, tanto Nancy quanto sua irmã receberam uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Contudo, as premiações não pararam por aí: ainda em 2013, Nancy e os integrantes da Banda Heart entraram para o Hall da Fama do Rock, consagrando-se como um dos grandes nomes da música mundial.
Para finalizar este artigo, é importante entender o que cada uma dessas artistas tem em comum. Obviamente, algumas delas preferiram uma vida mais pacata e sem grandes aparições em questões fora do meio musical. Contudo, outras decidiram agregar no debate relacionado ao papel da mulher em todos os seguimentos. A grandiosidade do talento dessas artistas mostrou para o mundo que a mulher merece o seu papel na arte ou em todo o setor dos mercados.
Como muitas delas lutaram por essa causa no passado, podemos atribuir a elas o grande ganho que as mulheres tiveram ao longo dos anos, servindo como exemplo para as próximas representantes delas no meio musical.
Por fim, podemos concluir que a participação das mulheres na música é considerável nos dias atuais. Contudo, ainda existe muito espaço par elas nesse universo que está de braços abertos para receber todo o potencial e características inerentes às mulheres.
Gostou deste artigo? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais. Ao fazer isso, você sempre estará atualizado quanto as novas postagens — estamos no Instagram, Facebook, YouTube.
1 Comentário