O que é MIDI? Saiba tudo sobre essa ferramenta do músico!
Se você é músico ou convive no mundo musical, provavelmente já ouviu falar e deseja saber o que é MIDI. Essa tecnologia foi revolucionária para sintetizadores e controladores na década de 1980. Hoje, ela se tornou indispensável para músicos que possuem home studio ou querem diversificar seu som.
Com um controlador ou sintetizador MIDI, você pode simular o som de uma enorme quantidade de instrumentos musicais pelo computador ou até mesmo pelo celular. Basta plugar o seu dispositivo no equipamento desejado e utilizar um aplicativo que tenha compatibilidade com MIDI.
Quer saber mais como essa tecnologia pode facilitar e diversificar a sua produção musical? Confira com a gente!
O que é MIDI?
A tecnologia MIDI — traduzida como Interface Digital de Instrumentos Musicais — é uma linguagem digital criada na década de 1980 com a finalidade de padronizar a comunicação entre sintetizadores e controladores de som.
A proposta veio do engenheiro japonês Ikutaro Kakehashi, fundador da Roland, junto a diversas empresas do mesmo ramo. Na época, toda a indústria musical adotou essa tecnologia.
Com o MIDI, também foi possível para músicos que utilizavam instrumentos eletrônicos de diferentes marcas e modelos tocarem juntos. Isso facilitou muito a produção e a criação musical, o que ainda é explorado na atualidade.
Como o MIDI funciona?
O MIDI em si não é um arquivo de áudio como mp3 ou wav, mas sim um conjunto de dados para serem lidos por um software. Esses dados são decodificados pelo seu computador, permitindo que você sintetize o que tocou em diversos instrumentos virtuais diferentes.
Quando você toca um sintetizador ou controlador que tem a função MIDI, ele produz um código contendo dados que representam tudo aquilo que foi executado. Cada nota tocada se torna uma nota MIDI ou evento MIDI. Essas notas podem ser geradas de diferentes formas, simulando as dinâmicas usadas naquilo que você tocou.
Algumas funções MIDI comuns
Ciente do que é e de como funciona o MIDI, também é válido conhecer algumas funções da tecnologia para a sua produção musical.
Para gerar as dinâmicas de volume, por exemplo, o controlador MIDI identifica a velocidade com a qual você pressionou a tecla totalmente. Caso aperte a tecla até o fundo muito rapidamente, ele vai considerar que a nota tem um volume maior.
Outra função importante é o relógio MIDI. Por meio dele, se você estiver tocando em mais de um controlador ou junto de um colega de banda, o som do conjunto será sincronizado. Esse relógio é baseado no dispositivo principal usado pelo grupo.
É provável que você já tenha visto algumas funções MIDI em teclados, já que eles também possuem controladores e portas MIDI. Algumas funções bem comuns nesses equipamentos são a de pitch e a de modulação, que manipulam a tonalidade da nota.
Mas é importante lembrar que, quando um teclado é usado na função MIDI, seu volume deve ser abaixado ou desligado para que o som natural do instrumento não interfira naquele gerado pelo MIDI.
Atualmente, essa tecnologia também pode ser usada por smartphones. Existem diversos aplicativos capazes de transformar seu celular em um mini-controlador, o que facilita demais a sua criação musical.
Como usar um controlador MIDI no seu computador?
Agora que você já sabe como um controlador MIDI funciona, é necessário saber como utilizar essa ferramenta na sua música. Confira nas próximas linhas!
Conectando o MIDI
O primeiro passo é conectar seu controlador MIDI a uma interface ou placa de som. Para isso, você deve conferir se o seu teclado ou controlador contém a entrada MIDI (uma entrada circular com cinco orifícios) ou USB. É mais comum que seja a primeira opção.
Uma informação importante na hora de conectar o cabo é que ele fica invertido. O cabo denominado “out” se conecta ao “in” do seu instrumento, e o cabo com inscrição “in” fica na porta “out”.
A explicação para essa inversão é que o “out” do seu teclado ou controlador é a porta que leva o que está sendo tocado nele para fora, ou seja, para o seu computador. Assim, o cabo “in” deve ser conectado a essa porta para receber essa informação tocada e levá-la ao seu computador.
A porta “in” do seu teclado ou controlador é responsável por receber informações que vêm do seu computador. Portanto, o cabo “out” representa a saída de informações de um equipamento para o outro.
Agora basta conectar a outra ponta do cabo em uma interface de áudio, ou diretamente na placa de som do seu computador, caso ele conte com uma porta MIDI.
Se o seu cabo tiver uma interface embutida com saída USB, você poderá conectá-lo diretamente a alguma entrada USB do seu computador.
Utilizando o controlador no seu computador
Com tudo conectado, você precisará ter instalado no seu computador o drive original da sua interface ou placa de áudio e um software que trabalhe com MIDI. No mercado, a gente encontra uma grande variedade desse tipo de sistema, inclusive modelos gratuitos.
Dessa forma, você terá acesso a toda a diversidade de instrumentos virtuais e à praticidade que a tecnologia MIDI oferece.
Qual cabo MIDI escolher?
Com o avanço da tecnologia, veio a redução de volume e de tamanho dos equipamentos eletrônicos, e isso não é diferente na música. Se algumas décadas atrás os controladores eram enormes, atualmente temos modelos menores que são muito mais práticos de serem transportados e utilizados.
Essa redução também ocorreu com os cabos e com as interfaces de som. Mas já pensou na praticidade de ter as duas coisas em uma só?
Para sanar esse problema, o mercado da música já oferece cabos MIDI com interface integrada. Ou seja, você pode ligar o seu instrumento diretamente na entrada USB do seu computador.
UM-ONE mk2
Um cabo que vem para atender a essa necessidade de maneira prática e com qualidade é o UM-ONE mk2 da Roland.
Com uma tecnologia de alto desempenho FTP (File Transfer Protocol), ele oferece uma solução simples e versátil para grandes transferências de dados. Isso significa que, ao tocar, a latência do seu som será muito baixa, reduzindo qualquer atraso sonoro que pode prejudicar sua musicalidade.
O cabo UM-ONE mk2 apresenta compatibilidade com Windows, Mac e iPad, por meio do Camera Connection Kit da Apple, deixando tudo ainda mais prático.
Entendeu o que é MIDI e quais as suas funções na música? Como vimos, essa tecnologia surgiu na década de 1980 e até hoje é relevante para o meio musical, devido a sua capacidade de integrar diversos tipos de instrumentos eletrônicos.
Precisando de um cabo MIDI para ganhar mais eficiência na sua vida musical? Conheça mais sobre o Roland UM-ONE mk2!