Passo a passo: como colocar suas músicas em streaming
Muitos músicos têm dúvidas sobre como colocar obras suas em aplicativos de streaming de música. Saiba que é possível divulgar todas elas e fazer o lançamento independente em plataformas como o Spotify. O primeiro passo a ser dado é conhecer os agregadores de obra musical, entender como eles funcionam e as informações que eles exigem.
Os conteúdos deverão estar cadastrados com os códigos ISRC, já que esses dados terão que ser informados no agregador. Após receber as informações sobre as músicas, os agregadores poderão disponibilizar o repertório no YouTube, Deezer, Spotify, entre outras plataformas conhecidas. Afinal, elas se tornaram uma tendência e podem ajudar os músicos a fazer sucesso.
Gostaria de acessar um passo a passo para colocar as suas músicas nos principais streamings? Acompanhe a leitura!
Saiba como as plataformas de streaming ajudam a divulgar músicas
As plataformas de streaming são a melhor maneira de divulgar as músicas dos artistas com rapidez e praticidade por meio da internet e aplicativos. Elas vão colocar as obras musicais nas mãos do seu público, que poderá acessá-las com muita facilidade. Esse é o modo mais usado em nossos dias pelos músicos que desejam conquistar a fama.
Hoje, os artistas desse ramo não precisam mais ir para a TV ou programas de rádio para fazer sucesso e renda. A distribuição das músicas nos agregadores gera retorno financeiro em função do direito autoral. O procedimento é simples e com um pouco de trabalho você conseguirá colocar as suas obras nas principais plataformas disponíveis no mercado.
As plataformas mais indicadas para começar o trabalho de divulgação são ONErpm (com opções gratuitas para Google Play, Spotify, YouTube, Deezer) CD Baby, TuneCore , Tratore, Altafonte, AWAL (deadmau5, Finneas, LAUV), TuneCore e DistroKid. Depois de criar uma conta nelas, será necessário subir as artes de capa, os arquivos de músicas e preencher os dados solicitados.
Confira os principais passos para disponibilizar as suas músicas
O caminho mais fácil para distribuir as músicas nos agregadores digitais seria contratar uma gravadora que já tem parceria com as plataformas de streaming. Mas você pode fazer todo o procedimento sozinho se preferir. É só fazer o cadastro, realizar o envio e gerenciar a sua música. Veja, a seguir, um passo a passo para ser bem-sucedido nessa missão!
Gravar as músicas
A gravação das músicas que serão disponibilizadas nas plataformas deve ser de excelente qualidade. Não vale a pena gravar as suas músicas com um dispositivo comum para colocar nos agregadores. Procure trabalhar com instrumentos profissionais, utilizar bons softwares e fazer a masterização. Assegure-se de que os áudios estão nos formatos exigidos, já que existem vários tipos de arquivos digitais.
Preparar os arquivos
Após fazer o cadastro das suas obras, será necessário obter os ISRCs para cada versão que será lançada juntamente das capas e os formatos das tracks. Normalmente, as distribuidoras pedem que os arquivos de áudios sejam enviados em formato WAV, as capas em JPG, quadrado de 1.600 por 1.600 pixels.
Fazer o registro
Não se esqueça de fazer o registro das suas músicas na Abramus ou UBC, pois essas associações defendem os interesses dos compositores e músicos em relação aos seus direitos autorais no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD). Elas são responsáveis pelo repasse dos rendimentos pelas vias de execução pública em locais de frequência coletiva.
As associações se responsabilizam inclusive pelos direitos obtidos por radiodifusão, transmissão ou exibição cinematográfica. Você precisa se associar para gerar o ISRC por meio do seu login e senha. Esse código contém todas as informações da música, quem faz a editoração, os intérpretes e os compositores. Sem esse cadastro, não há recebimento de rendimentos de execução pública.
Escolher uma distribuidora
Há uma série de distribuidoras disponíveis no mercado. Umas oferecem mais vantagens, em virtude das negociações com as plataformas de streaming, mas todas elas vão subir as músicas selecionadas pelo artista. Cada distribuidora tem a sua própria lista de plataformas e pode oferecer recursos extras, como ringtones e TikTok para atender às suas expectativas.
Você vai encontrar plataformas que cobram somente uma taxa pelos seus serviços e não pedem um percentual sobre as vendas, por exemplo, o TuneCore. Aquelas que cobram uma porcentagem sobre os rendimentos da distribuição oferecem os seus próprios diferenciais. O músico poderá conseguir ofertas melhores de acordo com seus resultados.
Preparar o material de lançamento e divulgar
No momento de subir a faixa e a capa de suas músicas na distribuidora escolhida, preencha todos os dados possíveis, códigos ISRCs etc. Forneça todo o material exigido para que seja realizada uma boa apresentação pelas plataformas. Compreenda que, antes de ouvir a sua música, os editores vão pedir materiais sobre o músico e a obra.
Isso é importante se a sua intenção for figurar em uma playlist da plataforma, usufruir estratégias de promoções ou obter destaque nos seus lançamentos. Prepare uma biografia interessante e um texto para lançar as músicas. Se tiver dificuldades para fazer isso, converse com alguém que tenha conhecimentos sobre jornalismo ou assessoria de imprensa.
Para escolher a data de lançamento, considere algumas situações relevantes, como datas de comemoração, especiais ou significativas, ou use o dia internacional de lançamentos musicais. Tenha paciência se acontecer algo que impeça a distribuidora de lançar as músicas e que fuja do seu controle, por exemplo, grandes eventos.
Distribuir e aguardar
Depois de subir as suas músicas, será preciso aguardar durante alguns dias para depois solicitar os códigos ID das plataformas. Espere, pelo menos, uma semana para conferir o seu perfil no Deezer, Spotify, Apple Music etc. Se a distribuidora não tiver realizado a distribuição, verifique se ela tinha outros artistas agendados e não fique ansioso.
Algumas distribuidoras podem pedir o prazo mínimo de 30 dias para realizar um pitching efetivo e para evitar riscos para os artistas. A maioria precisa de um tempo mínimo de duas semanas para enviar todas as suas músicas para as plataformas com as quais trabalham. Veja essas questões antes de fazer a contratação e opte por serviços de qualidade.
Esse é o passo a passo para você colocar suas obras no streaming de música! A concorrência entre os músicos é muito grande em nosso país, que tem dimensões continentais. Por esse motivo, é muito importante disponibilizar gravações de qualidade nas plataformas de streaming e aumentar as suas chances de conseguir o sucesso tão sonhado em sua carreira musical.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira o guia completo para montar um Home Studio incrível!