O que são ritmos musicais?
O ritmo é uma das características fundamentais da música e compreendê-lo é muito importante para a criação de harmonias e melodias. Os apaixonados pelo universo musical podem conhecer o seu funcionamento e aprender alguns conceitos básicos para entender elementos rítmicos inseridos em faixas. Algumas noções são fundamentais para o processo criativo, por exemplo, a compreensão dos tempos ímpares e compostos.
Não é difícil descobrir como os elementos rítmicos são estruturados e subdivididos em uma música. Neste conteúdo, vamos explicar o que é ritmo e como o tempo, a batida e a métrica funcionam na prática. Aqui, você vai descobrir como identificar ritmos musicais pela repetição de intervalos irregulares ou regulares, movimentos coordenados presentes em composições etc.
Deseja aprender um pouco sobre os ritmos musicais? Continue a leitura deste artigo!
O que é ritmo musical?
Ritmo é um movimento coordenado ou uma repetição de intervalos musicais que podem ser fracos, fortes, curtos ou longos, os quais são utilizados para compor uma música. Trata-se da estruturação das canções em pulsações sistematizadas e repetidas conforme um compasso e velocidade, que são o elo de comunicação e conexão entre os músicos.
O ritmo é um pilar criado para sustentar a temporalidade das músicas composto por notas, acordes, melodias ou vibrações captados pelos tímpanos. Sendo assim, a sua percepção decorre do tempo e dos tipos de instrumentos musicais tocados pelo músico. É por esse motivo que os profissionais da área explicam o conceito de modo diferente.
Como o tempo, a batida e a métrica funcionam?
É interessante saber como é o funcionamento desses fatores para estudar alguns conceitos e entender os ritmos. Esse aprendizado vai ajudar você a criar músicas originais, tendo como base alguns elementos essenciais: as notas e as batidas, tempo forte e fraco, fórmulas de compasso e métricas binárias e ternárias. Observe abaixo as principais dicas sobre o assunto!
Batidas e notas
Uma nota musical é a duração do tempo de execução de um som. A compreensão conceitual e visual de um ritmo depende do conhecimento sobre como as notas são divididas. Por exemplo, uma nota semibreve tem duração maior de tempo, de modo que é dividida entre semicolcheias, colcheias, semínimas e mínimas.
Fórmulas de compasso
O compasso musical é uma medida específica de tempo, que contém as pulsações subjacentes das músicas. A sua fórmula define o modo como o pulso será distribuído em uma música e o tempo determina a velocidade do ritmo. A pulsação representa uma fração que aponta o número das notas e como elas se subdividem em mínimas, semínimas, colcheias e semicolcheias.
Tempos fortes e fracos
O ritmo funciona dentro de um compasso com pulsos fracos que neutralizam a pulsação e pulsos fortes que a conduzem. A dinâmica dos tempos torna os ritmos mais fáceis de serem percebidos e adiciona musicalidade aos compassos. O conceito forte-fraco também determina o funcionamento das métricas triplas ou duplas e ajuda a entender os tempos.
Métricas binárias e ternárias
As duas fórmulas de compasso mais usadas são 3/4 e 4/4. Para usar o tempo ímpar e o composto na criação de músicas, é necessário conhecer as pulsações das divisões ternárias ou binárias em qualquer fórmula, além de identificar os padrões de tempos fracos e fortes. Para visualizar as métricas, você pode imaginar a rotação de um triângulo e quadrados rolantes.
O padrão forte-fraco aponta a métrica binária, enquanto o padrão forte-fraco-fraco indica a métrica ternária. Todos os padrões rítmicos podem ser divididos em métricas ternárias ou binárias. Porém, existe outra forma de subdividir as pulsações de um compasso, em tempo composto ou simples. Eles determinam se a nota musical é dividida em grupo de dois ou três.
Como identificar um ritmo musical?
Os ritmos são definidos pela frequência e pela intensidade dos sons que fazem parte de uma composição. Existem vários gêneros musicais reconhecidos por meio do ritmo, que funciona como um referencial para a categorização. Veja a seguir alguns detalhes que ajudam a identificar uma infinidade de estilos bastante conhecidos no mundo inteiro!
Divida a estrutura de sua música para encontrar o ritmo
Uma música com tempos acelerados, notas potentes e ritmo agitado é perfeita para a realização de atividades que exigem ação. Já as melodias mais leves e suaves são relevantes para aumentar a introspecção e a concentração. No momento de tocar uma rítmica, considere o contexto de sua produção e divida a estrutura de sua música para identificar o ritmo ideal.
Escute todos os estilos de música para descobrir os ritmos
É necessário conhecer o máximo de estilos de músicas para aprender a descobrir os ritmos. Por isso, escute todas as categorias e preste atenção nas notas, batidas, compasso, tempo e métricas utilizadas. Quando estiver pronto para tocar a música, não pense que é preciso tocar igual ao som original. Inicie com os ritmos que mais gosta e procure evoluir.
Aproprie-se do ritmo e divirta-se
Não existe um único ritmo para uma canção, já que esse elemento pode ser modificado conforme a interpretação do músico iniciante. Portanto, você pode se apropriar dos ritmos, se divertir e até improvisar nas partes instrumentais. Os cantores profissionais interpretam algumas passagens musicais de forma diferente da música original porque não há uma única rítmica a ser utilizada.
Seja paciente para escutar bem a rítmica das músicas
Tenha paciência para ouvir a rítmica das músicas. Ouça as suas músicas favoritas prestando muita atenção aos acordes dos instrumentos, mas não tente reproduzir a mesma nota ou melodia com exatidão. Fica mais fácil se você criar as suas próprias versões e utilizar o seu próprio modo de tocá-las. Se quiser, faça as suas interpretações conforme o seu estilo musical.
Mude os ritmos e faça as adaptações para deixar as suas versões mais interessantes. As pessoas que amam música e que se sobressaem nas criações são aquelas que gostam de explorar as suas habilidades e conseguem encaixar as notas e as batidas conforme a sua personalidade. Com prática e treinamento é possível alcançar excelentes resultados.
Agora você já sabe o que são os ritmos musicais! Procure aprender as rítmicas que funcionam melhor em cada tipo de canção e utilize o tempo ideal entre os compassos. O aprendizado é muito importante para quem deseja tocar músicas em qualquer instrumento musical. Treine diariamente e aperfeiçoe continuamente as suas habilidades.
Quer saber um pouco mais sobre ritmo musical e outros temas desse universo? Comece a nos seguir agora mesmo no Instagram, no Facebook e no YouTube!