tipos de violino

Saiba quais são os tipos de violino que existem e suas diferenças

Não seria pretensão afirmar que o violino é um dos instrumentos que mais se destaca em uma orquestra. Talvez seu som agudo, e melodicamente expressivo, ou seu design erudito, somado à hipnotizante forma como ele é tocado sejam alguns dos fatores que justifiquem tal afirmativa.

O fato, é que se você iniciará uma jornada no mundo desse instrumento incrível, é importante saber que existem diferenças entre os tipos de violino.

Com base nesse contexto, preparamos este post para você conhecer os diferentes tipos de violino e quais as principais características que o distinguem. Mostraremos também por que é necessário entender como o tamanho do instrumento deve influenciar sua decisão de escolha. Confira agora!

Por que é importante saber as diferenças entre os tipos de violino?

Até que um músico atinja um nível avançado de conhecimento musical e domínio sobre a lógica dos instrumentos, há uma longa jornada ser percorrida, na qual muitos erros e acertos serão cometidos.

Antes da internet existir, diversos erros precisavam cometidos na prática para que uma pessoa obtivesse experiência, como a escolha de um instrumento que não é o mais adequado ao seu gosto e perfil.

Hoje, no entanto, o acesso ao conhecimento é democrático e você pode entender quais são as diferenças entre os tipos de violino sem precisar gastar dinheiro e tempo.

Entender as peculiaridades entre as alternativas disponíveis é importante para que você não acabe comprando o violino “errado” e, além de desperdiçar dinheiro, não tenha uma experiência positiva com o instrumento.

Quais são os principais tipos de violino?

Veja, a seguir, quais são as variedades de violinos que podem ser encontradas no mercado musical!

Violino acústico

Com seu braço e corpo totalmente fabricado em madeira, e amplificação natural, certamente, o violino acústico é mais popularmente usado por músicos dos mais diversos níveis de habilidade com o instrumento.

Por ter o corpo oco, quando o arco desliza pelas cordas, o som é reverberado pelos efes — aqueles orifícios paralelos às cordas com formato da letra F. E, é por isso, que ele tem o adjetivo “acústico” à frente de seu nome.

Os professores costumam recomendar que os aprendizes adquiram esse modelo de violino, pois proporcionam a representação mais próxima do som real do instrumento, já que não há efeitos ou amplificação para disfarçar erros técnicos enquanto a pessoa está aprendendo a tocar. A ideia é o músico ouça exatamente como soa um violino e tenha a percepção correta do instrumento.

Da mesma maneira como acontece com os outros tipos de violino, o preço de um violino acústico pode variar bastante de acordo com a sua qualidade de material e acabamento. Por exemplo, existem opções básicas, que não ultrapassam a casa dos R$ 500. Já, outros instrumentos considerados como obras-primas, podem facilmente chegar a milhares de dólares.

Elétrico

Diferente do modelo acústico, cujo corpo é oco, o violino elétrico tem um design sólido. O instrumento é projetado para dar asas à criatividade e tem um som mais artificial. Seu sistema de amplificação funciona da mesma maneira como guitarras, baixos e violões elétricos, ou seja, por meio de uma saída jack.

Uma das grandes vantagens do violino elétrico é que ele permite que o músico plugue um fone de ouvido, o que é ideal para quem mora em apartamento, gosta estudar música durante a madrugada e não quer incomodar os vizinhos.

Além disso, assim como em qualquer instrumento elétrico, esse tipo de violino pode ter o som modificado por pedais de efeito, o que expande bastante as opções de timbre.

Enquanto o violino acústico é comumente usado em orquestras, é muito comum nos depararmos com bandas de música popular com violino elétrico. Para gêneros como rock, jazz ou gospel, esse modelo abre uma grande margem de recursos criativos.

Eletroacústico

Como fica claro no próprio nome, o violino eletroacústico combina os sons tradicionais e a aparência de um instrumento acústico com as vantagens de um violino elétrico.

Sendo assim ele pode funcionar com ou sem amplificação elétrica, já que seu corpo é oco. Por esse mesmo motivo, ele não permite a prática silenciosa. Contudo, esse problema é compensado por sua versatilidade, que abrange músicos de todos os estilos, isto é, tanto quem gosta de um repertório popular quanto mais erudito.

Barroco

Originado na era barroca, se comparado aos modelos comuns, esse tipo de violino tem um ângulo de braço mais raso, uma ponte menor e uma escala menor.

Clássico

Muito utilizado por instrumentistas aficionados por música erudita, o violino clássico tem um pescoço mais fino, uma barra de baixo mais pesada, maior tensão nas cordas e uma escala ligeiramente mais longa, para que o músico acesse notas mais altas.

Por que é importante considerar o tamanho na hora de escolher um violino?

Antes de decidir comprar um violino, é altamente recomendado que você converse com um professor ou músico que conheça esse instrumento para descobrir qual o tamanho mais indicado ao seu biotipo.

Muita gente não sabe, mas os violinos têm uma grande variedade de tamanhos, sendo cada um indicado para uma faixa etária diferente. No entanto, embora seja aconselhado que os adultos treinem em um modelo padrão full size, é possível que, em seu caso, um tamanho menor seja mais indicado, ao menos no começo.

Veja a tabela de tamanhos de violinos para ter uma ideia:

  • violino 1/16 (35,5 cm) — menos de 3 anos;
  • violino 1/10 (38 cm) — 3 a 5 anos;
  • violino 1/8 (42 cm) — 3 a 5 anos;
  • violino 1/4 (47 cm) — 4 a 7 anos;
  • violino 1/2 (51 cm) — 6 a 10 anos;
  • violino 3/4 (56 cm) — 9 a 11 anos;
  • violino 4/4 (58,5 cm) — acima de 11 anos.

Como você pôde ver, os diferentes tipos de violino se diferenciam por sistema de amplificação do som, qualidade, acabamento e tamanho. É muito importante ter em mente seu perfil, fisiologia e gostos musicais na hora de escolher o instrumento mais adequado.

Gostou desse artigo sobre as diferenças entre os tipos de violino, mas ainda tem dúvidas sobre como comprar um instrumento? Então, aproveite para conferir agora mesmo o nosso guia completo sobre como comprar instrumentos musicais sem erro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.