5 melhores marcas de guitarra do mundo e seus diferenciais
Todo músico, esteja ele no começo de sua jornada pelo maravilhoso e lúdico mundo da música, ou já esteja em um ponto avançado, deseja ter uma guitarra de qualidade e nome. No entanto, é difícil definir, entre as melhores marcas de guitarra, qual a opção mais indicada para cada pessoa.
Há uma infinidade de modelos para atender a todos os perfis. Captores single ou humbucker, Stratocaster ou Les Paul, madeira leve ou pesada, de fato, são muitos fatores que pesam na hora de decidir. Há também a questão dos preços. Afinal, não é todo mundo que dispõe de um bom dinheiro sobrando para gastar com instrumentos.
Para ampliar os seus conhecimentos sobre o assunto, e facilitar a decisão na hora de escolher o instrumento mais alinhado ao seu perfil de guitarrista, separamos as 5 melhores marcas de guitarra. Nos próximos tópicos, você vai aprender um pouquinho sobre a história dessas gigantes que foram abraçadas pelo mercado musical e, hoje, fazem parte da história. Confira agora!
1. Fender
Conhecidas por seus captadores single coil, braços de bordo e timbre brilhante e bem definido, quando se fala em guitarras, Fender é a palavra que vem na cabeça de muitos músicos.
Fundada em 1946, na Califórnia, pelo talentoso luthier Clarence Leonidas Fender, a Fender Electric Instrument Manufacturing se tornou, no decorrer da história, uma das melhores marcas de guitarra do mundo.
Embora seja conhecida por seus preços um pouco mais elevados — se comparada às marcas concorrentes — a Fender é o sonho de consumo de guitarristas dos mais diversos estilos musicais, especialmente o clássico modelo stratocaster.
Não é por coincidência que ela acompanhou a jornada grandes nomes da música, como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Steve Ray Vaughan, ajudando a transformá-los nas lendas que são.
2. Gibson
Sem dúvida, a maior rival do item anterior da lista é a Gibson, simplesmente uma das marcas de guitarra mais famosas de toda a história. A fabricante norte-americana foi fundada em 1896, no Michigan. E, ao longo de seus quase 130 anos, já passou pelas mãos de músicos extremamente talentosos, como Jimmy Page, Slash, Bob Dylan e Bob Marley, todos aficionados pela aclamada Les Paul.
Assim como sua principal concorrente, Fender, a Gibson foi uma das pioneiras no ramo de fabricação de guitarras de altíssima qualidade. Se não fosse o seu sucesso, certamente a Fender teria estabelecido um monopólio, por assim dizer.
E, você sabe quem sai ganhando com essa rinha de titãs? Os guitarristas, tanto profissionais quanto amadores e iniciantes, que se deparam com preços competitivos e o mantimento da qualidade se perdura com o passar dos anos.
A faixa de preços das guitarras Gibson estão praticamente na mesma linha da Fender. Apesar de que, dependendo do modelo, é possível encontrar excelentes opções a preços mais acessíveis, ideal para quem deseja investir em uma boa guitarra, mas não dispõe de muita grana sobrando.
3. Epiphone
Se você já tem um tempinho de caminhada pelo maravilhoso universo das guitarras, é provável que já tenha ouvido falar que a Epiphone é a segunda linha da Gibson. De fato, hoje, isso é verdade. Mas a história não começou assim.
A famosíssima fabricante de guitarras foi fundada na Turquia, no ano de 1873, pelo habilidoso luthier Anastasios Stathopoulos. Na época, foi considerada a rival mais importante dos modelos da Gibson. Mas, após a morte de seu fundador, a Epiphone foi vendida para sua grande concorrente.
O modelo Epiphone SG, ou como muitos músicos carinhosamente apelidam, a “morceguinha”, se destacou bastante no decorrer da história. Em especial por ser usada por ninguém menos do que Tony Iommi, nos anos em que o Black Sabbath estava em ascensão.
Muita gente não sabe, mas a Les Paul Epiphone esteve nas mãos de Slash inúmeras vezes. O monstruoso Zakk Wilde também é apaixionado por guitarras Epiphone. E, o lendário Brian Jones, famoso por sua versatilidade e estilo poderoso, também usava uma Epiphone, modelo Firebird.
Apesar de gerar discussões polêmicas, a Epiphone produz modelos de qualidade para o mercado, chegando a bater de frente como determinadas linhas da Gibson. Seu custo-benefício está no fato de que a Epiphone mantém o padrão de fabricação da Gibson, mas com preços relativamente mais acessíveis.
4. Yamaha
Conhecida por fabricar instrumentos musicais e motocicletas com a mesma competência, a japonesa Yamaha foi fundada em 1887, por Torakusu Yamaha. Na época, com o nome de Nippon Gakki Co, a Yamaha tinha foco na fabricação de órgãos e pianos.
Embora tenha se consolidado como uma das mais reconhecidas fabricantes de teclado, ao lado de nomes como Roland, Korg e Casio, a Yamaha também é excelente construtora de guitarras. Muitos músicos, em seus primeiros passos no mundo do instrumentos, começam com modelos como a RGX 121Z e a Yamaha Pacífica012, umas das melhores opções do mercado musical em termos de custo-benefício, já que é durável, tem um bom som e um preço justo.
5. Ibanez
Mais antiga que sua rival anterior, Yamaha, a Ibanez foi a primeira fabricante de instrumentos japonesa a se destacar mundo agora e a conquistar o seu merecido lugar entre as melhores marcas de guitarra do mundo.
Os modelos da Ibanes JS Series ganharam bastante popularidade entre músicos velozes e virtuosos, como Steve Vai e Joe Satriani, já que toda sua construção é pensada em favorecer a performance dos guitarristas, desde seus captadores selecionados até a regulagem da ponte e acabamento dos trastes.
Os preços das guitarras Ibanez são bem variados. Existem algumas versões, como a JS de Satriani, que passam da casa das dezenas de milhares de reais. Assim como, também, há modelos disponíveis no mercado que chamam a atenção de músicos (que estão começando a tocar) devido ao conforto proporcionado pelo design, à simplicidade para realizar ajustes e à leveza de sua madeira. Fatores que, alinhados aos preços relativamente acessíveis, colocam essas guitarras no pedestal. Geralmente, são os modelos da série V que contam valores atrativos.
Como você pôde ver, é possível acesso às melhores marcas de guitarra sem precisar investir muito dinheiro, já que há uma grande variedade de opções para guitarristas de todos os estilos, níveis de habilidade e gostos.
Gostou desse artigo sobre as melhores marcas de guitarra? Então, aproveite para compartilhar o conteúdo nas redes sociais para que seus amigos e familiares também tenham acesso ao conhecimento!