violão para canhoto

Afinal, existe violão para canhoto? Saiba aqui

Você já se perguntou se violão para canhoto tem alguma diferença em relação ao violão tradicional? Pois bem, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que, de fato, muda na forma como um canhoto toca instrumentos majoritariamente feitos para destros.

É preciso inverter as cordas? Existem violões para canhotos? Há cursos específicos para canhotos? E quanto aos acordes? Esses são apenas alguns dos questionamentos comumente levantados em torno do assunto.

Por isso, preparamos esse post para tirar todas as suas principais dúvidas sobre o violão para canhoto. Para saber mais o tema, continue a leitura do artigo!

Ser canhoto é problema para tocar violão?

Não! A prova de que ter mais habilidade de precisão com a mão esquerda não é um problema está no fato de que alguns dos melhores músicos da história eram/são canhotos como Jimi Hendrix, Dick Dale, Toni Iommi, Paul McCartney e muito mais.

Ser canhoto não é um problema para aprender violão. Na verdade, é uma grande oportunidade de descobrir o seu próprio jeito de tocar.

A maioria das pessoas quando começa a estudar música, acaba se apegando aos métodos e padrões ensinados, sem questioná-los ou tentar ir além. Como é o caso das afinações, por exemplo, que muita gente passa a vida inteira sem saber que, embora aprendamos a tocar com o violão afinado em E (Mi), o instrumento oferece infinitas possibilidades de combinações.

A grande vantagem de ser canhoto e começar a estudar violão é que, desde os primeiros passos nesse universo, o novo músico terá uma visão muito mais ampla sobre como adaptar o instrumento às suas necessidades, o que jamais será um impedimento em sua progressão musical.

Existe violão para canhoto?

Embora existam muitas controversas sobre em torno do assunto, sim, existem instrumentos específicos para canhotos, inclusive violões, guitarras e baixos.

Partindo do princípio de que, com exceção do posicionamento das cordas, quase todo violão tem o mesmo formato (em termos de estrutura), muitos músicos (especialmente professores) não recomendam a compra de um violão específico para canhoto.

Por ser um instrumento “raro”, a menos que o músico carregue consigo o tempo todo, dificilmente encontrará um violão para canhoto por onde passar. É por essa razão que recomenda-se que ele apenas inverta as cordas (se for assim que aprendeu a tocar).

Em contrapartida, o violão especificamente para canhoto oferece a vantagem de ter seu formato espelhado, ou seja, a “cava” do corpo que na maioria dos violões se inicia a partir da 12° casa, permitindo que o músico alcance as notas mais agudas no braço do instrumento.

Como não muita demanda para esse tipo de violão, ele costuma ter o preço elevado. Uma dica interessante para resolver esse problema é escolher um violão de modelo folk.

Além de ter o braço mais fino e cordas baixas — excelente para iniciantes —, ele não tem limitação de alcance de notas após as 12° casa, isto é, seus dois lados são idênticos, não importa o posicionamento das cordas. Em outras palavras, ele serve tanto para violonistas destros quanto para canhotos.

O violão folk pode ser uma ótima alternativa para quem está começando e ainda não tem certeza se vale a pena investir um valor mais alto em violão para canhoto.

O que muda no violão para canhoto?

Como dito acima, o violão para canhoto pode ter o formato completamente diferente ou pode não mudar nada. A escolha é do músico, que pode:

  • apenas inverter o violão, mantendo suas cordas na mesma posição que os destros utilizam — a grande vantagem dessa forma está no fato de que ele poderá pegar violões que cruzarem seu caminho e dar uma palhinha;
  • inverter o violão e as cordas — nessa opção, se o músico não quiser investir em um violão para canhoto, deverá trocar o rastilho;
  • ou, simplesmente, tocar da mesma forma como os destros. Muitos músicos canhotos não têm dificuldades para aprender assim.

Todo instrumento, principalmente os de cordas, contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora das mãos. O piano, por exemplo, é tocado da mesma maneira tanto para canhotos quanto para destros. Essa é uma reflexão que vale a pena ter.

Quais as desvantagens em comprar um violão para canhoto?

Para ajudar você a decidir se realmente deve ou não investir em um violão para canhoto, veja alguns pontos que merecem atenção sobre esse instrumento em específico:

  • ao aprender a tocar em um violão para canhoto, você terá dificuldades para usar um violão para destro. Será muito difícil encontrar pessoas que também usem esse modelo;
  • violão para canhoto costuma ser mais caro;
  • dependendo do posicionamento das cordas, poderá ter dificuldades para tocar determinados estilos, especialmente que usem dedilhados;
  • além de ser muito difícil encontrar cursos de violão para canhoto, também são mais caros;
  • não há muita diversidade de modelos de violão para canhoto.

Existe curso de violão para canhoto?

Se você não tiver problemas para formar os acordes e fazer as batidas e dedilhados no ritmo com o violão na mesma posição para os destros, não precisará procurar por um curso de violão para canhotos. Qualquer curso tradicional já atenderá ao propósito.

Agora, se você decidiu inverter o violão para ter mais facilidade ao tocar, deverá fazer uma boa pesquisa para encontrar um curso de violão para canhoto. Como já mencionamos, o problema é a baixa demanda por essa necessidade tão específica.

Um curso para canhoto oferecerá vantagens como a facilidade de leitura dos acordes e algumas questões mais técnicas. Porém, no geral, os aprendizados são os mesmos tanto destros quanto para canhotos. Lembre-se, tudo é possível com bastante dedicação.

Como você pôde ver, de fato, existe violão para canhoto. O instrumento tem o formato espelhado e algumas pequenas adaptações, como a inversão do posicionamento do rastilho para acomodar as cordas também invertidas e proporcionar uma tocabilidade mais confortável e dinâmica ao músico. Contudo, muitos violonistas canhotos preferem simplesmente trocar a posição das cordas ou apenas aprenderem a tocar da mesma forma como os destros.

Quer acompanhar todos as dicas e novidades sobre o incrível universo musical postadas no blog da Roland? Então, siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma de nossas postagens! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.