amplificador de guitarra

Veja aqui como escolher o seu amplificador de guitarra!

Você sabe como escolher um amplificador de guitarra que atenda a todas as suas necessidades? Todo guitarrista precisa de um amplificador, isso é inegável e optar pelo aparelho correto é fundamental para obter o resultado desejado ao tocar o instrumento.

Nesse sentido, não há como saber qual é o amplificador de guitarra ideal para você sem se cercar de informações e dedicar um tempinho à pesquisa. Por isso, preparamos este post para ajudá-lo.

Se você tem interesse pelo assunto e deseja conhecer nossas dicas sobre como escolher o melhor amplificador de guitarra, continue a leitura deste post e confira os detalhes. Não perca!

O que deve ser considerado ao escolher um amplificador de guitarra?

Existem alguns pontos que devem ser observados no momento de escolher o seu amplificador de guitarra. A seguir, apresentaremos quais são eles!

Potência

A potência de um amplificador de guitarra é medida em “watts”. Isso quer dizer que quanto mais watts o item tem, mais é possível dar ganho sem que ele distorça o som.

O indicado para quem procura por um amplificador bom para estudos é uma potência de 20 a 30 watts. Contudo, é válido destacar que amplificadores com essa potência não servem para tocar em banda, já que o seu ganho é muito baixo.

Em geral, uma potência de 10 watts costuma ser o bastante para tocar em casa sem atrapalhar os vizinhos, já para um ensaio com uma banda um amplificador entre 25 e 50 watts consegue produzir um som alto e claro o bastante.

No entanto, para shows ao vivo o mais indicado é um aparelho com mais de 50 watts para atingir o volume necessário sem fazer microfonia.

Por isso, o indicado é analisar quais são os seus objetivos antes de comprar um amplificador de guitarra. Assim, você não comete o equívoco de adquirir um item com uma potência que não é a indicada para o que você deseja.

Alto-falantes

Por incrível que pareça, muitas pessoas acabam se esquecendo da importância dos alto-falantes em um amplificador. Contudo, o seu tamanho também influencia diretamente no ganho e na qualidade do som.

Os amplificadores têm os falantes medidos em polegadas. Os tamanhos disponíveis costumam ser de 8, 10 e 12 polegadas. Na prática, alto-falantes de tamanhos distintos produzem sons diferentes, da mesma maneira que ocorre com a potência.

Em geral, os modelos menores soam mais fortes, enquanto os maiores contam com um som mais profundo. Uma dica para escolher o melhor é testar o amplificador com sua guitarra para avaliar qual tamanho de alto-falante é o mais indicado para seus ouvidos.

O ideal para músicos iniciantes é ter um amplificador com alto-falantes de pelo menos 10 polegadas, para que haver maior possibilidade de ganho (ou seja, aumento de volume).

Válvula ou transistor

Os amplificadores valvulados costumam apresentar melhor qualidade sonora. Contudo, justamente por esse motivo, eles também têm um custo mais elevado.

Já os transistorizados são os modelos básicos e indicados para quem quer um amplificador bom e barato. No entanto, esse modelo costuma atender às necessidades apenas de músicos iniciantes.

Tecnologia

Os amplificadores de tubo continuam sendo os mais utilizados por músicos que consideram o som que ele produz mais puro, robusto e fiel, mas hoje em dia, já existem modelos digitais que também conseguem produzir um som muito bom.

Nesse caso, para optar pela alternativa que mais o agrada você pode testar os diversos tipos existentes. E, é claro, considerando o orçamento que você tem disponível.

Garantia

Mais um ponto que é muito importante no momento de comprar um amplificador de guitarra é se certificar que ele vem com garantia, afinal, como ocorre com qualquer tipo de aparelho eletrônico, o item pode apresentar algum tipo de defeito.

Como os amplificadores costumam ser fabricados em série, pode ocorrer alguma falha no processo de produção de um lote específico, por exemplo.

É claro que comprando amplificadores de marcas conceituadas, como a Roland, as chances de isso ocorrer são muito menores, mas não custa nada lembrar: certifique-se da garantia do equipamento na hora da compra.

É válido destacar que a garantia prevista por lei é de 90 dias, mas algumas marcas disponibilizam meses adicionais contratuais. A Roland, por exemplo, oferece o total de 1 ano de garantia para todos os produtos.

Fonte de alimentação

Da mesma maneira que ocorre com um computador, a fonte de alimentação é responsável por alimentar o equipamento com a energia elétrica que é proveniente da tomada.

A maior parte dos amplificadores conta com tensão de 110 volts, mas atualmente é cada vez mais usual achar amplificadores bivolts. É relevante prestar atenção a esse quesito, já que ligar o equipamento em uma tensão errada pode queimá-lo.

Canais

Mais um ponto que deve ser considerado no momento de escolher um amplificador de guitarra é a sua quantidade de canais.

Se o seu objetivo é ligar a sua guitarra e a guitarra de um amigo, por exemplo, no mesmo aparelho, você deve optar por um amplificador com pelo menos dois canais de entrada.

Existem diversos modelos de amplificadores que contam com dois canais, sendo que, em geral, um deles é o canal “clean” (ou seja, limpo) e um canal com distorção (drive).

O clean costuma ser utilizado para obter um som mais puro, indicado para quem toca, por exemplo, jazz e blues. Já o canal de drive é indicado para quem procura por um som distorcido, o mais recomendado para tocar heavy metal, por exemplo.

Mais um ponto relevante é observar se o amplificador tem controles de volume para os canais separados e controles para os agudos, médios e graves, para que seja possível realizar a equalização do som.

Agora que você já sabe o que deve considerar no momento de optar por um amplificador de guitarra, coloque as nossas dicas em prática para não errar em sua escolha. Lembre-se que é fundamental adquirir esse aparelho e outros equipamentos de guitarra em uma loja especializada, como a Roland!

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre os amplificadores da Roland, entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.