bateria para iniciante

Bateria para iniciante: guia rápido para começar a tocar

O fundamento rítmico de muitas músicas que ouvimos hoje é a bateria. Ela consiste no conjunto de tambores/pratos organizados e rearrumados para soar como um único instrumento. Cabe ao baterista, então, coordenar cada peça e utilizá-las sabiamente para tocar ritmos fortes e consistentes.

A experiência de tocar bateria é a de sustentar as bandas com enorme solidez, como um alicerce. Por isso, aprender esse instrumento é bastante válido para quem gosta de música e quer se aventurar em novos aprendizados, já que proporciona experiências incríveis e uma perspectiva aprofundada dessa arte.

Para conseguir esse resultado, é necessário entender qual é o melhor método de estudo de bateria para iniciante. Se quiser aprender, acompanhe com atenção.

Quais as boas práticas de estudo de bateria para iniciante?

Vamos conferir então algumas dicas preciosas de como evoluir na bateria.

Tenha paciência e calma

Primeiro, é preciso ter muita calma ao estudar um novo instrumento, principalmente se ele for a bateria. Afinal, você começará com ideias simples e elementos muito básicos (que chamamos de rudimentos) para obter precisão e resistência na coordenação das mãos. Aos poucos, conseguirá ir além e buscar exercícios mais complexos.

Os rudimentos consistem em exercícios simples e de fácil execução. No entanto, desenvolvem uma espécie de memória para seus membros, um aspecto essencial na hora de executar um arranjo difícil. Em resumo: vá sem pressa, que um dia você chega lá!

Crie uma rotina no instrumento

A dica aqui é organizar bem a sua semana e separar um conjunto de exercícios para cada dia, indo até o limite do que é considerado confortável. Lembrando que mais importante do que praticar muito em um único dia é manter uma regularidade. Essa constância cria base para a evolução.

A partir desse cronograma, o estudo do instrumento passa a ser parte da sua rotina, como algo que você realmente precisa fazer para tornar o dia completo. Fica uma coisa espontânea, natural, em vez de um peso ou uma obrigação.

Treine o ouvido musical

Ouvir bem envolve a habilidade de aprender músicas ao identificar o que está sendo tocado, bem como a capacidade de tocar com pessoas e conseguir captar o que elas estão propondo para acompanhar corretamente.

O ouvido pode ser treinado com canções. Logo, ouça muitas, o tempo todo. Busque referências nas suas bandas favoritas e esteja sempre em contato com elas. Da mesma forma, dê abertura para novos músicos e novos ídolos.

A partir do ouvido e depois de fortalecer bastante os rudimentos, você pode avançar para treinar as canções que gosta de ouvir e tocar junto. Essa atitude permite tanto aprender como os bateristas criam soluções quanto o desenvolvimento de suas próprias ideias para um contexto musical prático.

Treine dinâmica e consistência

Quando estiver treinando ritmos, pense sempre nesses dois elementos.

A dinâmica é o que garante o controle da execução em cada tambor/prato para atender à necessidade da música. É a habilidade de variar a intensidade conforme a canção pede. Já a consistência é a capacidade de se manter firme e sólido a fim de sustentar a música em momentos específicos.

Um bom baterista sabe exatamente quando diminuir ou aumentar a força e quando garantir um ritmo forte por longos períodos, sem variar a intensidade ou a dinâmica. É preciso ter um bom ouvido e certo amadurecimento musical para isso (frutos, claro, de treinamento).

Improvise

Um dos meios de explorar a sua criatividade e superar os seus próprios limites é improvisando. Portanto, separe uma parte da sua aula diária para estudar de forma livre, criando na hora e executando ideias originais.

Assim, você conseguirá crescer como compositor e saberá desenvolver soluções práticas criativas para situações rápidas do momento.

Estude com um metrônomo

Tenha por perto sempre um metrônomo (dispositivo que ajuda a contar o tempo) para guiar a sua tocabilidade. Como baterista, você precisará ter um relacionamento próximo com essa ferramenta e segui-lo à risca para orientar o resto da banda.

Procure um professor

Contar com um profissional com experiência em passar todos os macetes da bateria para iniciantes também faz a diferença. O professor fornece um caminho para encurtar o estudo e é capaz de solucionar dúvidas com as melhores práticas para que você consiga se adaptar a diferentes músicas e estilos.

Como escolher o seu instrumento?

Um fator importante para o aprendizado é a escolha do instrumento ideal, pois você precisa ter uma boa bateria para seguir as dicas que acabou de receber. Agora, conheça as características de alguns modelos.

Bateria acústica

É o formato tradicional desse instrumento. Consiste em tambores acústicos e pratos, dispostos como for mais conveniente ao baterista. A depender do tipo, o som é um destaque, bem como a sensibilidade e a capacidade de resposta.

Contudo, por não ser compacta, ela necessita de um espaço amplo. Outro ponto para levar em consideração é que o som do instrumento tende a ser alto, o que pode incomodar quem mora com você e seus vizinhos.

Além disso, uma bateria comum demanda certo conhecimento da sua parte. É preciso afinar o instrumento, saber como montá-lo e procurar métodos para gravar e treinar com o auxílio de músicas, por exemplo. Tudo isso requer pesquisa e um aprendizado extra.

TD-1K

A Roland TD-1K é uma bateria eletrônica perfeita para quem deseja praticar em um espaço compacto, ter mais autonomia e o suporte da tecnologia. Traz 15 emulações de kits de bateria e algumas técnicas típicas de modelos acústicos, como abafamento de pratos e controle do hi-hat.

Permite ainda gravação das execuções e módulos de treino que possibilitam estudar com suas músicas favoritas com facilidade. Há também o modo coach, com um treinador virtual que ajuda você a evoluir e a corrigir erros.

TD-1DMK

A TD-1DMK é outra versão eletrônica que apresenta 15 kits de bateria, 15 músicas internas para treinamento e o modo coach. Dá a possibilidade de gravar e reproduzir o que foi tocado e de conectar o instrumento a sistemas de áudio por meio de entradas USB.

TD-07KV

Já a TD-07KV traz 50 tipos de bateria, equalização de sons, simulação de microfones de sala, bluetooth, entrada USB e metrônomo completo, com ajuste do compasso, do tom do clique e outros detalhes. Ou seja, ainda mais ferramentas embutidas para ajudar no dia a dia do baterista.

Além disso, é um instrumento silencioso, para evitar transtornos no local de estudo, eliminando até mesmo os ruídos que ocorrem na execução. Assim, é possível seguir fielmente a dica que citamos sobre tocar constantemente sem ter motivos para desistir.

Como vimos, o método ideal de estudo de bateria para iniciante compreende a calma no estudo dos rudimentos, o desenvolvimento do ouvido, a prática com as músicas etc. Para evoluir de verdade, você também precisa de um instrumento de qualidade e robusto que forneça uma experiência única.

As baterias da Roland oferecem isso, com tamanhos compactos e controle de volume para tocar em qualquer lugar. Conheça os modelos disponíveis no nosso site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.