como ler partituras

Como ler partituras? Aprenda agora mesmo!

Como ler partituras? Se essa pergunta já passou pela sua cabeça, saiba que você não está só. Tanto para quem está começando a aprender um instrumento musical, como para quem já toca há algum tempo, ler ou não ler é uma questão recorrente.

Embora a leitura não seja obrigatória para fazer música, ela pode contribuir (e muito) para o seu desenvolvimento musical. Afinal de contas, fica mais fácil explorar novas sonoridades e criar um som com o seu estilo.

E aí, topa o desafio? Pois se a resposta é sim, continue a leitura até o final!

Por que é tão importante ler partituras?

Vamos lá! Talvez você esteja pensando “se eu posso fazer música sem uma partitura, por que aprender?”. Ela funciona como um guia visual para os músicos, com símbolos próprios — pauta, claves, notas etc. — utilizados no mundo todo. Não por acaso, está presente em escolas de música, ensaios de bandas, corais, e por aí vai.

Com a ajuda de uma partitura, você pode tocar até mesmo músicas que nunca ouviu. Afinal, ela reúne todas as informações necessárias para reproduzir determinado som.

Embora muitas canções possam ser tocadas de ouvido, algumas têm efeitos quase que imperceptíveis. Com a partitura, fica mais fácil identificá-los.

Entre os benefícios desse aprendizado, podemos incluir:

  • independência para aprender novas músicas;
  • liberdade para tocar qualquer som, desde que tenha a partitura em mãos;
  • possibilidade de fazer parte de uma orquestra, banda militar ou coral (se quiser seguir carreira ou participar apenas por hobby);
  • facilidade para consultar sempre que vem aquele branco em um trecho da música (acontece com todo mundo, né?).

Então, independentemente do seu objetivo, saber como ler partituras pode abrir caminhos e ampliar o seu conhecimento musical.

Quais são os principais elementos de uma partitura?

Assim como as palavras formam frases, as notas criam a sonoridade da música. De forma resumida, uma partitura traz as notas que devem ser tocadas, bem como a duração de cada uma delas. Essas informações, por assim dizer, fazem parte da pauta musical.

Pauta musical, ou pentagrama, é onde as notas musicais são escritas. Ela é formada por cinco linhas e quatro espaços. As notas (representadas por bolinhas) aparecem abaixo, no meio ou acima das linhas e são “lidas” de baixo para cima na hora de tocar.

O uso das cinco linhas é para facilitar a leitura, mas as notas podem ir além. Quando isso acontece, a partitura recebe linhas suplementares, abaixo ou acima do pentagrama. Porém, não é uma linha inteira, apenas um pedacinho para destacar a nota.

Além das notas, as claves são elementos de referência ao ler uma partitura, já que mostram a posição da nota Sol — e o que vem a seguir. Aliás, a mais comum é a clave de Sol (?), utilizada em instrumentos como piano e violão.

Se você já conhece todas as notas musicais, sabe que tem mais dois detalhes importantes, né? São os famosos sustenido (aumento do tom) e bemol (mais baixo do tom), quando a gente acrescenta os símbolos # e ♭ antes da nota, respectivamente.

Como ler uma partitura na prática?

Para você entender melhor como funciona essa logística musical e aprender como ler uma partitura, vamos relembrar a mais famosa sequência de notas: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó (conjunto que recebe o nome de oitava). Nessa ordem ascendente, a sonoridade vai para o agudo. Já na descendente — Dó Si Lá Sol Fá Mi Ré Dó —, o som vai ficando mais grave.

Se você toca há muito ou pouco tempo, em casa ou em uma banda, a fama da partitura é a mesma. A maioria das pessoas acha que é algo complexo e difícil de aprender. Para mostrar que não é bem assim, vamos compartilhar um passo a passo prático.

Entender o fluxo do pentagrama

Lembra do tópico anterior, quando falamos sobre os principais elementos da partitura? Pois a pauta é o componente que mais se destaca. Afinal, é nela que as notas musicais são escritas para guiar os músicos.

Identificar as claves de Sol e Fá

A primeira coisa a ser estudada quando você está começando a aprender um instrumento é a clave de Sol. Ela aparece na segunda linha do pentagrama, acompanhada pela nota Sol. Além do violão e do piano, é usada para tocar violino, guitarra e teclado.

Aliás, se o seu instrumento for um piano, teclado, baixo ou trombone, você também precisa estudar a clave de Fá. Enquanto a de Sol é para a mão direita, a de Fá cobre a esquerda. Ela é escrita na quarta linha da pauta musical, com a nota Fá.

Decorar as figuras de notas e pausas

As figuras de notas servem para indicar a duração de cada nota musical. Sua representação gráfica pode conter até três partes: cabeça, haste e colchete. Além disso, cada uma tem um valor diferente, que varia de 4 (semibreve) até 1/16 (semifusa).

Já as figuras de pausas sinalizam a duração do silêncio, ou seja, quando você não deve tocar. É como um respiro no meio da música. Tanto os nomes como os valores seguem o padrão das figuras de notas, o que muda são as representações gráficas de cada uma.

Conhecer o tempo e o compasso

Na música, tempo é a batida de cada som. Sabe quando rola o som e você já começa a bater o pé ou a balançar a cabeça no mesmo ritmo? Esse é o tempo. Na partitura, ele é representado por frações: 4/4, 3/4 e 2/4. A primeira indica quatro tempos; a segunda, três tempos; e a última, dois tempos.

Para marcar o tempo de uma música, você pode usar o pé ou as mãos para praticar. Se preferir, conte com o auxílio de um metrônomo.

O compasso, por sua vez, é a forma como a música é dividida em uma partitura. Ele é representado graficamente por barras ou travessões e também segue a lógica de frações. Se for 4/4, o compasso é quaternário, ou seja, tem quatro tempos. Para 3/4, recebe o nome de ternário (três tempos), enquanto para 2/4 é binário (dois tempos).

Enfim, esta é uma visão geral de como ler partituras. Assim como um novo idioma, tocar um instrumento requer dedicação e, claro, muita prática. Com o tempo, todos os elementos se tornarão parte do seu dia a dia e o que parecia difícil ficará fácil. Para treinar, a dica final é escolher algumas das suas músicas preferidas e praticar a leitura a partir delas.

E aí, tudo pronto para entrar no ritmo da partitura? Aproveite para compartilhar o conteúdo nas redes sociais e ajudar quem quer aprender também.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.