cordas para violão

Quais os principais tipos de corda para violão? Veja!

Os principais tipos de cordas para violão são de aço e de nylon. No entanto, não é apenas o material de cada um deles que é diferente, já que, na prática, optar por uma corda ou outra pode influenciar diretamente o som que será produzido pelo instrumento.

Assim, conhecer mais detalhes sobre cada um dos tipos que existem antes de mudar as cordas do seu violão é importante para escolher as cordas perfeitas para você, conforme os seus objetivos.

Quer aprender sobre os principais tipos de corda para violão? Então, continue a leitura deste post que vamos apresentar os pontos mais relevantes sobre cada uma delas. Não perca!

Quais são os tipos de cordas para violão?

Como citamos, basicamente, existem dois tipos de corda de violão. A mais conhecida e utilizada é a que é feita em nylon. Em geral, é possível encontrar esse tipo de encordoamento em violões mais simples e até mesmo em instrumentos de alto valor.

A popularidade dos modelos de nylon se dá porque esse tipo de encordoamento proporciona mais facilidade para as pessoas que estão aprendendo, como iniciantes ou o público infantil.

Já o outro tipo de corda para violão é feito de aço, parecido com a versão que é usada em guitarras. Dentro dessa categoria existem formatos de espessura que podem ser escolhidos conforme a preferência do músico, sendo possível optar por cordas de calibre 0.9, 0.10 e até mesmo até 0.12.

Na prática, cada espessura concede ao violão uma sonoridade diferente. Quanto mais grosso, mais o som deve ficar encorpado. No entanto, é válido ressaltar que cordas com espessura alta costumam ser mais desconfortáveis para tocar.

Quais são as diferenças entre os modelos?

Entre as principais diferenças entre cada um dos tipos de cordas para violão, podemos citar que as cordas de aço apresentam um som mais agudo e agressivo, portanto, são mais propícias para o uso de palhetas. Em geral, os estilos musicais que usam as cordas de aço são o folk, o rock e, especialmente, o sertanejo.

As cordas de aço têm uma sonoridade mais “brilhante”, com melhor ataque, se destacando dos demais instrumentos. O encordoamento de aço também é mais propício para “solar” e realizar alguns efeitos que costumam ser usados pelos guitarristas.

Por outro lado, esse tipo de corda é mais rígido e, por essa razão, pode gerar incomodo nas mãos de quem não está acostumado, especialmente no momento de realizar uma pestana devido à força que deve ser feita para que o acorde soe de forma satisfatória.

Já o modelo de nylon é bastante distinto do aço, especialmente porque a sua sonoridade é puxada para o grave e mais suave. Esse encordoamento costuma ser usado na MPB e em músicas mais clássicas.

Grandes nomes da música brasileira, como Alceu Valença, Yamandu Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros, utilizaram a corda de nylon em seus instrumentos musicais durante a carreira.

Existem, ainda, algumas peças avançadas de violão que exigem que o músico utilize cordas de nylon, especialmente no caso de instrumentos com braço mais largo e cordas mais frouxas, que têm como objetivo reproduzir toda a sonoridade que foi, de fato, criada pelo seu compositor.

Como escolher as cordas ideais para o seu violão?

Agora que você já conhece os principais tipos de corda para violão, chegou o momento de apresentarmos algumas dicas para você escolher o modelo ideal para o seu instrumento.

Estilo musical

Inicialmente, é preciso considerar o estilo musical que você mais gosta e deseja se especializar. Além disso, se escolher a versão de aço, lembre-se de observar qual é o tipo de sonoridade que mais o agrada para optar pela espessura das cordas ideal.

Grau de dificuldade

Se você se encaixa como um iniciante e ainda apresenta certa dificuldade em apertar as cordas do violão, talvez seja relevante escolher a versão em nylon para, depois, se desejar, ir para as cordas de aço.

No entanto, lembre-se que tudo é uma questão de prática e a tendência é que, com o tempo, seus dedos se acostumem com o tipo de corda que você escolher.

Tipo de violão

Mais um ponto que merece muito da sua atenção é o tipo de violão que você optou. É preciso tomar muito cuidado com esse fator, visto que usar cordas de aço em um instrumento que foi feito para suportar a pressão das cordas de nylon, por exemplo, pode fazer a peça estragar e perder totalmente as suas funções.

Isso acontece porque o braço desse tipo de instrumento não conta com a estrutura que é exigida para suportar a afinação da corda de aço. Dessa maneira, ele pode entortar o braço e, em casos mais graves, até mesmo quebrar e descolar do corpo do violão.

Já os instrumentos que foram feitos para receber encordoamento de aço até podem ser equipados com cordas de nylon. Contudo, a utilização pode ser comprometida já que os braços desses modelos de violão costumam ser mais estreitos.

Nesse caso, o que ocorre é que a sua captação pode não identificar a vibração dessas cordas para conseguir produzir a sonoridade que foi inicialmente programada.

Por isso, é importante colocar as cordas certas para usar o instrumento da maneira adequada e, assim, tirar toda a sonoridade do violão sem correr o risco de danificar a sua estrutura.

Conhecer esses detalhes também faz com que você economize dinheiro, pois evita a compra de cordas incompatíveis com o que pretende fazer no instrumento.

Dessa maneira, é preciso que o músico opte pela versão que melhor se encaixa no estilo musical de sua preferência e, especialmente, considerando a estrutura de seu instrumento musical.

Agora que você já sabe quais são os tipos de cordas para violão, nylon e aço, e quais são as particularidades de cada uma delas, torna-se mais fácil escolher aquele que proporciona melhor sonoridade e conforto ao tocar, de acordo com cada caso.

Gostou de conhecer sobre os tipos de cordas para violão? Então, compartilhe este post em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.