dedilhado violão

Dedilhado no violão: saiba como aperfeiçoar sua técnica!

Você sabe como fazer dedilhado no violão? Esse questionamento costuma ser muito comum entre as pessoas que começaram a praticar o instrumento recentemente. No entanto, antes de começar a dedilhar, é preciso saber qual é a postura que deve ser adotada.

Na prática, para fazer dedilhado no violão o polegar, em geral, o Polegar toca as cordas de cima, ou seja, a sexta, a quinta e a quarta corda. Já os demais dedos, quase sempre, devem tocar as três cordas de baixo, sendo que o Indicador tocará a 3ª corda, o Médio tocará a 2ª corda, e o Anular tocará a 1ª corda, por exemplo.

Apesar de parecer complexo, não se preocupe, aprender essa técnica musical é uma questão de prática e até mesmo as pessoas que não tem nenhuma noção conseguem aprendê-la sem problemas. Se você tem interesse pelo tema, continue a leitura e confira nossas dicas para começar a desenvolver o dedilhado no violão. Não perca!

Como funciona o dedilhado do violão?

Embora muitas pessoas considerem o dedilhado do violão como uma habilidade difícil, há maneiras de se descomplicar o processo de aprendizagem, tornando o caminho até o sucesso na técnica muito prazeroso de se trilhar, sendo possível perceber a evolução a cada etapa.

No começo, os exercícios devem ser feitos em velocidade de baixa para moderada, sempre se atentando para que as notas sejam tocadas com a maior clareza possível e para que nenhuma delas seja “esquecida” durante a execução.

No universo da música a prática é muito importante, por isso caso você ainda não pratica dedilhado no violão e pretende iniciar a conquista dessa habilidade, separamos algumas dicas que podem ajudar você:

  1. Observe a sua postura e a corrija se necessário. Além disso, posicione o violão de forma firme e com ergonomia para evitar incômodos durante a prática do dedilhado.
  2. Dê preferência a bancos ou cadeiras nas quais você consiga apoiar os pés, para que eles fiquem levemente elevados.
  3. Aproxime o punho da mão de dedilhar próximo às cordas e afaste o cotovelo delas.
  4. Faça uso do metrônomo durante os treinos de dedilhados, pois ele deve ajudar você a desenvolver a noção de tempo musical e marcar o tempo. O ideal é começar com o metrônomo bem devagar e aumentar aos poucos conforme sua agilidade vai se aperfeiçoando. Com o passar do tempo, esse instrumento deve permitir que você note a melhora de seu desempenho musical.
  5. Não se desespere com dedilhados mais complexos. À medida que você vai avançando na técnica, procure músicas e exercícios mais desafiadores e não desista ao se deparar com músicas que podem parecer extremamente difíceis em um primeiro momento. Tudo tem o seu tempo e mais cedo ou mais tarde você vai chegar a esse patamar, basta ser paciente.

Como treinar o dedilhado no violão?

Agora que você já sabe o posicionamento adequado de sua mão para praticar o dedilhado no violão, lembre-se de observar a sequência dos dedos e tocar uma corda de cada vez, ou seja, começando pelo polegar, depois indicador, médio e anelar, após executando o retorno.

À medida que você vai avançando nos treinos, comece a também incluir o dedo mínimo em seus treinos de dedilhado. A velocidade do dedilhado deve ser bem devagar, principalmente para quem está começando do zero.

Uma dica de treino é utilizar a primeira parte da música Nothing Else Matters, do Metallica, para praticar o exercício acima, pois apenas a mão de dedilhado é usada no início da canção, não havendo necessidade de usar a mão que vai no braço do instrumento nessa etapa — o que torna o processo mais simples.

Quais músicas são fáceis para treinar o dedilhado?

Agora que você já sabe quais como funciona o dedilhado do violão, chegou o momento de apresentar algumas dicas de músicas fáceis para treiná-lo. Confira!

Shallow – Lady Gaga

Essa música, tema do filme “Nasce uma Estrela” (2018), rendeu diversos prêmios à Lady Gaga, que a escreveu em parceria com o produtor Mark Ronson, e tem um dedilhado no violão ideal para iniciantes.

Para tocar “Shallow” o músico deve usar o polegar na corda E para marcar o compasso e não se esquecer de tocar todas as cordas juntas em alguns momentos.

Old Town Road – Lil Nas X

Esta música popularizou a carreira do rapper Lil Nas X ao ficar lado a lado com o famoso músico de country Billy Ray Cyrus, pai de Miley Cyrus.

Com um dedilhado bem simples e apenas quatro acordes de fácil execução, você deve utilizar o polegar e o dedo médio para tocar as cordas simultaneamente. Não se esqueça de observar a batida de rap que acompanha os versos da música.

All Of Me – John Legend

A música “All Of Me” é uma canção apaixonante e de melodia triste. Trata-se do maior sucesso do cantor internacional John Legend, que é mais uma música de dedilhado nada complexo que pode ser incluída em seus estudos.

Contudo, há uma peculiaridade nesta canção: você vai precisar de um capotraste, que é um instrumento utilizado para facilitar na hora de fazer acordes com pestana, sendo o total de 07 acordes na versão original.

Deixe-me Ir – 1Kilo

Este hit do grupo de rap 1Kilo é ideal para incluir em momentos com a galera, para que todos possam cantar juntos em português.

Contando com apenas cinco acordes, essa música tem um nível de dificuldade moderado, um pouco acima das anteriores, já que há dois padrões diferentes de dedilhado. Além disso, ela fica ainda melhor se tocada em parceria com outro violão.

Você Não Me Ensinou a Te Esquecer – Caetano Veloso

De autoria do cantor Fernando Mendes, essa canção se popularizou na voz de Caetano Veloso e se tornou um clássico da música popular brasileira. Diga-se de passagem, os nossos famosos ritmos nacionais MPB e Bossa Nova são em sua maioria formados por dedilhados e acordes de todos os níveis de complexidade.

Nessa canção, você deve utilizar sete acordes mais simples, porém um dedilhado bastante extenso e desafiador que deve ser treinado e aprendido.

Agora que você já sabe como aperfeiçoar a sua técnica de dedilhado no violão, coloque as nossas dicas em prática e lembre-se que a Roland pode ajudar você com essa tarefa!

Para receber orientações musicais diretamente em seu e-mail, assine a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.