escrever músicas

7 dicas de ouro que vão te ajudar a escrever músicas como ninguém

É normal que muitas vezes escrever músicas não seja algo fácil, afinal, trata-se de uma tarefa complexa e que exige prática, inspiração, criatividade e, especialmente, atenção a certos detalhes.

Muitos músicos pensam que compor canções é algo complexo e impossível. No entanto, poder criar músicas próprias é uma das melhores atividades para quem toca um instrumento musical, já que se torna possível ter uma criação que transmita a sua personalidade e, ainda, ajuda no desenvolvimento de habilidades musicais.

Para ajudar você com essa tarefa, preparamos este post com 7 dicas de ouro que devem fazer com que escrever músicas se torne uma atividade mais fácil. Continue a leitura para conferir os detalhes!

1. Componha a partir de uma progressão de acordes ou de um groove

Quando um músico senta para tocar piano ou pega a sua guitarra, por exemplo, ele pode realizar algum groove ou uma progressão de acordes de maneira inconsciente.

Essa situação pode gerar uma ambientação para a criação de uma melodia, música ou até mesmo uma letra, principalmente quando outros profissionais do mundo da música estão o acompanhando.

Além disso, em geral, um bom groove é a primeira coisa que o ouvinte comum costuma notar em uma música na primeira vez em que ele vai escutá-la.

Contudo, não se limite a apenas a progressão de acordes ou o groove, já que na maioria dos estilos musicais ambos fazem parte somente das ideias de arranjos. Para fazer algo que fuja do comum, é necessário ter uma letra bem construída ou uma melodia marcante.

2. Busque inspirações

Antes de começar a escrever músicas, é importante procurar alimentar sua inspiração musical — o que pode ocorrer de diversas maneiras e, inclusive, vir de diversas coisas que estão ao nosso redor, como a natureza, as emoções, as pessoas, os relacionamentos, as experiências etc.

Trata-se de um ponto importante, já que para criar novas ideias, é necessário realizar coisas diferentes. Por isso, procure sair de casa e fazer coisas novas, como explorar novos locais que você nunca foi antes. Até mesmo atividades simples, como andar pela rua ou no parque e observar a natureza e as pessoas, por exemplo, costumam funcionar como inspiração.

3. Use um software de composição musical

Os softwares de composição musical podem ser grandes amigos de um músico, já que eles são capazes de auxiliar no processo de escrita, organizando o trabalho e permitindo que o profissional enxergue o que está tocando.

Bons pacotes de software costumam contar com diversos recursos, como playback para que seja possível tocar junto com alguma gravação, metrônomo para manter a batida, entrada para conectar o microfone ou o instrumento diretamente no computador para gravar a música e diversas ferramentas de edição que ajudam na composição da estrutura da canção.

4. Tenha um caderno para anotar as ideias (ou anote no celular)

Mais uma dica importante para escrever músicas é anotar todas as ideias que surgem em sua cabeça, pois mesmo que em um primeiro momento pareça que elas não fazem muito sentido, ao anotá-las você evita se esquecer delas e, ainda, pode procurar aprimorá-las em um momento mais propício.

É válido anotar desde trechos da letra até acordes para a melodia e a harmonia, afinal, criar uma música muitas vezes não é um processo em que as letras se juntam automaticamente quando pegamos no papel e na caneta. Muitas vezes é necessário juntar trechos e procurar as palavras mais adequadas para que a letra seja original e de qualidade.

Por isso, escrever as ideias que surgem para utilizá-las em alguma composição costuma ser de grande valia, principalmente nos casos em que o compositor já tem com uma letra bem elaborada, mas sente que falta de algo para gerar impacto — o que muitas vezes pode ser encontrado nessas ideias que foram anotadas e até mesmo esquecidas.

Muitos músicos cultivam o hábito de ter um caderno para anotar as suas composições e ideias, enquanto outros preferem anotá-las no celular.

Mais uma opção, para aqueles que não desejam fazer anotações, é usar aplicativos de gravadores disponíveis para smartphones e “cantar” os trechos para que seja possível escutá-los posteriormente e continuar a composição. Independente da opção escolhida, o mais importante é não deixar as ideias que surgem escaparem.

5. Realize uma análise de letras

Mais um quesito importante e que ajuda muito a escrever música é fazer uma análise de letras. Para tanto, é preciso ler a letra da sua canção de maneira simples, deixando totalmente de lado quesitos como melodia e ritmo.

Ao fazer isso se torna mais fácil identificar trechos forçados e que não fazem sentido, bem como possíveis palavras que podem estar sendo usadas de maneira errada apenas para fazer uma rima, por exemplo.

6. Foque em melodia ou letra por vez

No momento de escrever uma letra de música, existem artistas que optam por fazer tudo conjuntamente, ou seja, criar a letra e a melodia ao mesmo tempo. No entanto, isso pode acabar atrapalhando o processo criativo, especialmente no caso de músicos iniciantes, já que costuma ser mais difícil desenvolver a ideia se for preciso pensar em tudo de uma vez só.

Por isso, uma dica importante é procurar focar primeiro em uma parte e, somente após a sua conclusão, partir para a próxima. O mais indicado é começar pela letra, já que essa parte exige mais revisões. Depois de finalizá-la comece a trabalhar melodia e ritmo. Quando você notar, já vai estar com a música finalizada.

7. Exercite a melodia cantada

O exercício de melodia cantada deve ser feito sem levar em consideração a letra da música, mas sim procurando focar somente no ritmo e na melodia. Basicamente, é preciso entoar a melodia da música sem utilizar qualquer instrumento para que seja mais fácil notar se ela faz sentido e os pontos que devem ser aprimorados.

Você deve entoá-la repetidas vezes para notar todos os seus detalhes. Esse exercício também deve ajudá-lo com a memorização — mais um ponto que é fundamental para os músicos.

Agora que você já conhece 7 dicas de ouro para escrever músicas, coloque as nossas orientações em prática para que o seu processo criativo se torne mais fácil e simples. Lembre-se de manter os estudos musicais e fazer as mais diversas combinações a fim de saber qual é a sua melhor escolha, afinal, cada músico tem o seu próprio processo criativo.

Continue a visita em nosso blog e confira tudo que você precisa saber para começar na produção musical!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.