faculdade de música

Faculdade de música: quais as áreas de atuação e onde estudar?

Você já pensou em fazer faculdade de música, mas não sabe onde seria possível estudar ou quais são as áreas de atuação para quem escolhe esse ramo? Se é o seu caso, saiba que esse tipo de dúvida costuma ser muito comum.

O curso de música forma profissionais que desejam atuar como professores ou que querem trabalhar com a arte musical, ajudando o músico a obter e aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Durante a faculdade, o aluno conhece diversos aspectos sobre a música, como sua história, técnicas, domínio de instrumentos e até mesmo composição e regência.

Pensando em ajudar a todos que têm interesse em cursar uma faculdade de música, preparamos este post para apresentar os principais aspectos sobre o tema. Continue a leitura e confira mais detalhes!

O que é necessário para ingressar em uma faculdade de música?

Para ingressar na carreira de músico por meio de uma faculdade, é importante saber que a maioria delas exigem conhecimentos prévios sobre música e, inclusive, o desempenho de atividades na área musical.

Em geral, os processos seletivos para música costumam ser diferentes dos vestibulares tradicionais, pois, além da parte de conhecimentos gerais, os testes incluem avaliações específicas sobre música e até mesmo testes musicais.

A faculdade de música não é uma exigência para aprender a tocar instrumentos, ser músico ou trabalhar nessa área. No entanto, ter uma formação é relevante para assegurar uma boa base. Além disso, ter um diploma de música é capaz de proporcionar diversas oportunidades no mercado de trabalho.

Como é a faculdade de música?

Existem diversas alternativas de estudos para quem é apaixonado por música e, assim, o ideal é pesquisar antes de optar por alguma delas, para não errar em sua escolha. Alguns dos conhecimentos que você pode adquirir ao ingressar na área são:

  • fundamentos da educação;
  • educação formal e não formal;
  • teoria e percepção musical;
  • regência e prática em conjunto;
  • estética e história da música;
  • música brasileira;
  • técnica vocal;
  • educação musical;
  • prática instrumental;
  • gestão educacional;
  • composição visual.

É válido ressaltar que a grade curricular pode variar conforme a faculdade e a habilitação escolhida pelo estudante. Os programas mudam bastante e, portanto, o ideal é observar a lista de disciplinas da faculdade escolhida por você.

Além disso, a faculdade de música pode formar profissionais nas modalidades licenciatura e bacharelado, sendo o próprio estudante quem opta pela área que deseja seguir. Nos próximos tópicos, vamos apresentar mais detalhes sobre cada uma dessas modalidades para você entender ponto a ponto sobre as principais diferenças.

Licenciatura em música

O profissional licenciado se torna apto a lecionar música em escolas públicas e privadas, nos ensinos fundamental e médio, além de poder dar aula em cursos particulares específicos para a formação de músicos.

Inclusive, a licenciatura proporciona a oportunidade de prosseguir como professor universitário na área, se o profissional realizar cursos de pós-graduação na área após a graduação.

No grau de licenciatura, a diversidade de áreas que o profissional pode escolher atuar é menor, apesar de essa modalidade estar disponível em um número maior de instituições de ensino. Hoje em dia, o aluno pode escolher se graduar apenas entre música (genérico) ou música com foco em música popular brasileira, por exemplo.

Bacharelado em música

O bacharelado em música, por sua vez, tem o foco voltado para a profissão de músico e o mercado. O profissional que se gradua na área se torna apto a atuar em espetáculos musicais, concertos, corais e gravações de trilhas sonoras.

Há uma grande oferta de áreas nas quais o profissional pode se especializar ao fazer o bacharelado. Por isso, já praticar algum instrumento deve ajudá-lo no momento da escolha. São algumas das opções disponíveis no Brasil, atualmente:

  • canto;
  • regência;
  • teclado;
  • composição;
  • violino;
  • contrabaixo;
  • violão;
  • cordas;
  • percussão;
  • ciências musicais;
  • piano;
  • sopros;
  • entre outros.

O curso de bacharelado tem duração média de 4 anos e o de licenciatura, 3 anos. Na prática, muitos profissionais decidem realizar tanto o bacharelado quanto a licenciatura, pois, dessa maneira, é possível ter mais chances no mercado de trabalho.

Em quais áreas um músico pode atuar?

Existem diversas áreas nas quais um músico pode atuar. Aqueles que optam pela licenciatura, como vimos, podem dar aulas para pessoas de todas as idades, tanto na educação formal quanto em cursos livres.

O profissional que optar seguir uma carreira acadêmica pode atuar com pesquisas sobre os diversos assuntos musicais que existem. É possível, por exemplo, realizar trabalhos que valorizam a música na sociedade, bem como criar artigos para aprofundar conhecimento em assuntos pouco explorados.

Já os que optam pelo bacharelado costumam ter oportunidades em agências de publicidade e propaganda que procuram por músicos para que jingles comerciais de rádio e TV sejam criados. Já em estúdios de gravação, o músico é responsável por produzir melodias com aparelhos eletrônicos, além de atuar na sonorização de espetáculos de teatro e musicais.

Dessa maneira, podemos dizer que o músico profissional é responsável pela composição, produção, interpretação e regência de obras, sejam elas populares, sejam eruditas. Nesse sentido, a criação musical pode ser feita em instrumentos acústicos, elétricos ou por meio de computadores.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho no ramo musical é amplo e, na realidade, poucos indivíduos conhecem todas as suas possibilidades. Um músico com formação na área pode ser maestro, instrumentista, produtor musical, cantor, professor etc.

Independentemente da vertente que o estudante escolher, a faculdade de música garante a aquisição de conhecimentos que podem ser explorados de diversas formas para que uma carreira bem-sucedida seja construída.

Onde estudar música no Brasil?

Uma dúvida muito frequente é sobre onde estudar música no Brasil. O curso de licenciatura pode ser encontrado em mais de 100 instituições, sendo que a maioria delas é da rede pública de ensino. Já o bacharelado está disponível em aproximadamente 50 faculdades. São algumas das instituições que têm o curso de música em sua grade:

  • Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo;
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), no Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba;
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre a faculdade de música, lembre-se de que ao optar pela carreira de música é importante se manter em constante desenvolvimento para ser um profissional atualizado e preparado para o mercado de trabalho.

Se você gostou das dicas que apresentamos e quer receber mais orientações sobre músicas, assine nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.