história do rock

Conheça tudo sobre a história do Rock

O rock é um dos gêneros mais importantes da música popular. Nasceu nos Estados Unidos, mas logo migrou para a Inglaterra e se alastrou pelo mundo. É um estilo fundamental para a compreensão das tensões sociais que marcaram a trajetória da humanidade e de como a juventude se organizava e buscava expressão nesses períodos.

Por isso, mergulhar na história do rock faz toda a diferença para você evoluir no entendimento desse gênero. A partir dos marcos históricos, podemos compreender como chegamos até aqui e o que é possível esperar para o futuro.

Quer saber mais? Então cola na gente, porque hoje é dia de rock, bebê!

Como o rock surgiu?

O rock surgiu como estilo musical consolidado nos anos 50, depois de várias mudanças importantes ocorridas na década anterior. Sua raiz vem do blues, do country, do rhythm and blues e do gospel. Ou seja, é fortemente marcado pela contribuição dos afro-americanos, com muita influência da musicalidade que veio da África para a América.

Nesse primeiro momento, o gênero era extremamente dançante e associado principalmente aos jovens. Era como uma forma de rhythm and blues mais intenso e acelerado, com potencial para se tornar maior do que esse estilo.

Nos anos 60, o rock ficou mais denso e começou a gerar suas ramificações até hoje conhecidas. A guitarra passou a ser um instrumento indispensável para o gênero, enquanto que o piano foi perdendo o posto de principal.

Esse cenário foi bastante influenciado por Chuck Berry, um dos pais do rock e um dos primeiros a figurar como um performático guitarrista solista — o primeiro “guitar hero”, pode-se dizer.

Ainda nos anos 60, os roqueiros começaram a focar a construção de álbuns como forma de arte e a experimentar o blues rock, que surgiu muito forte na Inglaterra, a partir da influência do blues americano. Também cresce o rock psicodélico, associado ao aumento no uso de substâncias psicotrópicas e à cultura hippie.

Aliás, nessa década o estilo absorveu muitas das lutas sociopolíticas que ocorriam nos Estados Unidos e no mundo. Virou um porta-voz para uma expressão mais rebelde e agressiva contra injustiças.

Também nessa época a distorção começa a se tornar um elemento marcante para o gênero. Um dos pontos que ajudaram a criar essa noção foi o próprio desenvolvimento da engenharia de áudio para gravações e execuções ao vivo. Nesse momento, o rock começou a ganhar uma identidade sonora muito bem delimitada.

Nos anos 70 e 80, surgiram outras vertentes, como o metal. O rock, que nos anos 50 e 60 era quase imbatível nas paradas, começaria a disputar com outros gêneros, como o pop e a eletrônica. Nos 90, houve novas mudanças, que inclusive ajudaram a definir também o rock do novo milênio.

Quais são as principais vertentes?

Podemos falar em diversas vertentes do rock que surgiram ao longo de seus mais de 60 anos de existência. Bora conferir alguns deles?

Punk rock

O punk é uma vertente agressiva e acelerada do rock que emergiu nos anos 70. Surgiu como uma resposta a formas bem-elaboradas e superproduzidas que já existiam, sendo, portanto, uma volta ao básico e ao rústico.

Canções de punk são simples e consistem basicamente em poucos acordes, tocados em um ritmo mais intenso. Já as letras são ácidas, satíricas ou profundamente críticas, inclusive com amparo político.

Rock progressivo

Um dos “inimigos” do punk é o rock progressivo, que surgiu no final dos anos 60. É bem-construído, extremamente enfeitado e envolve instrumentos como teclados para a construção de atmosferas únicas. Também é caracterizado por uma musicalidade mais complexa, com tempos mais complicados e arranjos longos.

Hard rock

O hard rock é uma vertente pesada do rock que emergiu nos Estados Unidos nos anos 70. É pesado, mas não tanto quanto o heavy metal. Envolve músicas com um forte apelo pop, riffs e solos grudentos e um estilo de rock que vai além da música e se torna estilo de vida. Bandas como Kiss, Aerosmith e Bon Jovi se encaixam nessa definição.

Heavy metal

Despontado na Inglaterra nos anos 70, o metal se caracterizou como uma vertente mais pesada e extrema do rock da época. No início, esteve muito associado a temáticas mais obscuras e densas, como ocultismo. Traz um clima diferente e afasta o rock de suas raízes blueseiras.

Os primeiros discos da banda Black Sabbath são bons exemplos. Já os do Iron Maiden nos anos 80 demonstram muito bem como o estilo evoluiu.

Metal extremo

Essa é uma vertente ainda mais obscura e pesada do metal, que apareceu nos anos 80 na Europa. Compreende tendências como death metal, black metal e thrash metal, subgêneros que buscam ser velozes, crus e sombrios. A distorção é forte e chega até aos vocais, que se afastam de um estilo mais lírico do heavy metal para assumir gritos e guturais.

Grunge

O grunge é um estilo relativamente recente na história do rock. É uma tendência dos anos 90 entre bandas de Seattle, nos Estados Unidos. Musicalmente, é um conjunto de formas diferentes, com um resquício do hard rock dos anos 80 como base.

Há, portanto, bandas muito diferentes que são classificadas nessa categoria, inclusive aquelas mais voltadas para o pop, como Nirvana e Pearl Jam.

Rock alternativo

Ainda mais moderno que o grunge, o termo rock alternativo define com precisão as bandas que surgiram nos 90 ou 2000. É um tipo de rock que pega elementos emprestados de outros estilos, como o pop, o hip hop e a eletrônica. Assim, é bem acessível e focado em ser popular.

Como o rock está hoje?

Hoje, o rock divide a atenção das pessoas com gêneros como o hip hop e a música eletrônica, que são muito mais populares. Porém, existe o indie rock, que é ainda muito forte e fala bastante com a juventude atual.

The Strokes e Arctic Monkeys têm essa pegada. Tecnicamente, essas bandas resgatam um som que foi chamado de pós-punk nos anos 80 — por superar a onda punk, mas manter o foco no rústico e no simples.

É interessante perceber também como conjuntos dos anos 90 se tornaram gigantes, seja por seu apelo pop, seja por conversarem bem com o seu tempo. Queens of The Stone Age, Foo Fighters e Muse são provavelmente as três maiores bandas da atualidade que surgiram nas últimas décadas.

Entender a história do rock é saber como o gênero assumiu tantas faces diferentes ao longo do tempo e como foi usado para expressão de ideias e concepções por músicos ao redor do globo. É fundamental para quem curte o estilo e quer continuar bebendo dessa fonte.

Gostou da nossa análise sobre a história do rock? Para acompanhar novos conteúdos, siga a gente no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.