instrumento musical ideal

Qual o instrumento musical ideal para mim? Saiba como escolher!

Quando pensamos em música, automaticamente nos lembramos das nossas inspirações artísticas e até podemos relacioná-las a um hobby, certo? Essa descoberta de novos passatempos também inclui encontrar o instrumento musical ideal. Se você ainda não encontrou o seu, agora é a hora!

Neste conteúdo, vamos contar para você quais são os principais pontos que precisam ser considerados para dar o famoso match com um instrumento musical. Confira as nossas dicas e aproveite para fazer uma autoanálise durante a leitura.

Quando chegar ao final do texto, a resposta para o questionamento inicial estará na sua mente.

O que levar em conta ao escolher o instrumento musical ideal?

A gente sabe que essa jornada de busca pelo instrumento perfeito pode ser rodeada de desafios e muitas dúvidas. Por isso mesmo, alguns tópicos precisam ser considerados para tornar o caminho mais simples e direto até o seu instrumento perfeito. Veja!

Pense no seu gosto musical

Já que você está buscando um instrumento para curtir o tempo livre, é importante que ele se encaixe no seu estilo e gosto pessoal. Acredite: não faz sentido investir em um instrumento musical que não se encaixe com o som que você curte.

Para ilustrar melhor, vamos imaginar, por exemplo, que o seu estilo musical preferido seja o rock. As escolhas mais óbvias são os instrumentos clássicos desse ritmo, como guitarra, baixo e bateria.

Entenda as diferenças entre acústicos e eletrônicos

Ainda sobre gostos e identificações pessoais, vale lembrar que os instrumentos podem ser divididos por acústicos e eletrônicos.

Para escolher o melhor para o seu perfil, você precisa entender em qual estilo há mais identificação com o seu gosto, assim como onde mora, devido à altura do som, por exemplo.

Caso você more em um apartamento com restrição de barulho e queira tocar bateria, a eletrônica é muito mais silenciosa em comparação com a bateria acústica. Então, qualquer hora — seja de madrugada, seja pela manhã bem cedinho — pode ser perfeita para fazer um som.

Verifique o seu orçamento

Falando em compras e investimentos, para encontrar o instrumento ideal, o seu bolso também precisa ser analisado. Por isso, vale a pena pesquisar os valores médios de cada um dos instrumentos que você “está namorando” e optar pelo que se encaixa melhor no seu orçamento inicial.

É claro que existe a contrapartida de que um instrumento de qualidade e que carrega uma marca de confiança e tecnologia de ponta pode ser um pouco mais caro em relação aos outros inferiores.

Nesse caso, você precisa considerar os ganhos que vai ter com o que comprou. Afinal, um instrumento musical não é um custo, é sempre um investimento.

Elabore um cronograma de estudos

Pensar que quem tem um dia a dia corrido não pode aprender a tocar um instrumento musical é um engano. Basta contar com uma organização eficiente da rotina e incluir as aulas e o tempo de treino na lista de compromissos.

Porém, é evidente que o tempo aplicado será menor que o de quem está de férias ou tem um cotidiano mais flexível. Dessa maneira, o tempo de dedicação ao seu novo aprendizado também precisa ser observado.

É claro que todos podem tocar qualquer instrumento musical, mas vale considerar que, caso você tenha uma rotina super corrida e um tempo curto de treino, provavelmente os instrumentos musicais mais complexos vão demorar um pouco mais para serem dominados.

Mas não desanime: continua sendo possível, ok? O processo de aprendizado também é divertido e, acredite, cada segundo com o instrumento escolhido valerá muito a pena.

Defina os seus planos com o instrumento musical

O que você pretende fazer após dominar o instrumento musical escolhido? Se o plano é tocar e cantar, é interessante optar por instrumentos de corda (como violão e guitarra) ou de teclas (como piano e teclado).

Embora algumas pessoas acreditem que não, a bateria também possibilita essa relação com o canto. Você só precisará desenvolver um pouco mais a coordenação para lidar com as duas ações acontecendo em simultâneo. Bora lá, a gente confia em você!

Note também que os instrumentos de sopro (como flauta, clarineta, saxofone e escaleta) impossibilitam o propósito de cantar enquanto toca.

Percebeu como os seus planos com o instrumento musical são importantes e precisam ser considerados?

Pense na praticidade

Esse tópico se relaciona bastante com o anterior, porque o porte do instrumento musical possibilita (ou não) transportá-lo para outros lugares. Portanto, se o seu objetivo é tocar em concertos ou apresentações, o seu instrumento precisa acompanhar você ou o local da apresentação deve oferecer um exemplar.

Lembre-se de relacionar essa dica com as outras anteriores e considerar o que pesa mais. O ideal é priorizar o seu sonho e se adaptar a um instrumento musical que atenda melhor às suas expectativas.

Busque inspirações

Lembrar-se do que motivou você a aprender música é também uma forma interessante de conduzir a escolha do instrumento musical.

Assim, vale considerar os seus artistas preferidos, os instrumentos que sempre chamaram a sua atenção e tudo o que faz o seu coração bater mais forte quando o assunto é música.

Como escolher um instrumento musical de qualidade?

Você chegou ao final do post e, provavelmente, já tem uma ideia de qual instrumento escolher. Mas também é importante comentar que o seu processo de escolha não acaba por aqui. Isso mesmo! Tendo em mente qual é o instrumento certo para você, é hora de escolher a sua marca.

Nesse momento de busca pelo instrumento musical ideal, pesquise sobre as marcas que estiver considerando. Além disso, opte por uma que represente o seu perfil e os seus gostos pessoais, e que, principalmente, possibilite uma identificação e proximidade, ok? Nunca se esqueça de que nós, músicos, formamos uma comunidade de apaixonados por música!

Se curtiu este material, você precisa saber que há muito mais por vir. Então, acompanhe todas as nossas atualizações. Basta curtir a nossa página do Facebook, inscrever-se no nosso canal no YouTube e seguir nosso perfil no Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

7 Comentários

  1. E o instrumento que eu gosto sao os teclados que tem estacao de trabalho arranjadores e muito legal vom uma ideia de ritimo no teclado uma elevada de bateria que bc criou e depois vc toca junto no palco na sua igreja ja aconteceu de eu toca sozinho na igreja sem os baterista baixista e fica vazio o som mais ai comecei toca com o ritimo do teclado criava os propios ritimo em casa e depois tocava na igreja o que eu criei entao resumindo eu sou apaixonado pelo um teclado arranjador

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.