livros sobre música

Confira agora quais são os melhores livros sobre música

Para aqueles que são amantes das notas, experientes ou iniciantes, existem livros sobre música que são verdadeiras bíblias! Alguns bibliográficos e outros cheios de lições de grandes nomes. Assim, podemos aprender com os seus erros e acertos.

Independentemente do seu foco de estilo musical, temos algumas sugestões de livros para indicar. Então, tire um tempinho e aproveite para se inspirar e aprender com os grandes da música.

Ah! E você não precisa ser músico, nem profissional para conferir a nossa lista. Por isso, separamos em duas categorias: aqueles que são apaixonados pela música, e para os profissionais.

Vamos lá?

Livros sobre música para músicos

Os livros para músicos têm uma pegada mais técnica e profissional. Muitos deles são um verdadeiro guia, mapa, da profissão. Confira alguns títulos para colocar na sua lista se você trabalha com música.

Como a Música Ficou Grátis — Stephen Witt

Stephen Witt é um jornalista e matemático. Na obra Como a Música Ficou Grátis, Witt faz um estudo sobre a pirataria da música. Ele busca toda a história das falsificações da música na internet.

Tudo começa com a sua investigação sobre Dell Glover, um funcionário em uma fábrica de CDs que liberou, vazou, cerca de dois mil álbuns de artistas ao longo de 20 anos.

Quais são os ganhos para essas pessoas? Quais são os prejuízos para os músicos? Como a internet fomentou esse mercado ilegal? Stephen também passa pela história de Doug Morris.

Ele era um rapper que encabeçava as paradas de rap, mas que caiu na tentação de produtos pirateados na internet. O pior: o seu negócio ilegal era maior que o próprio iTunes.

A Alma Brasileira — Marisa Maia

No mercado da música brasileira, não podemos deixar de citar o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos que até hoje é referência em todo o mundo.

Em Alma Brasileira, Marisa Maia faz um estudo sobre a vida, a carreira e as obras de Villa-Lobos. Um verdadeiro amante da cultura brasileira, com suas músicas que mesclam estilos indígenas e melodias gregorianas, fez sucesso em todas as Américas.

Para a construção da sua identidade musical, Villa-Lobos viajou muito. Ele visitou os quatro cantos do Brasil. Além do Nordeste, chegou a conviver com tribos indígenas — cultura que ele sempre amou.

Então, nessa obra de Marisa, você acompanha um pouco dessas aventuras e trajetórias de um dos maiores nomes da música brasileira. Certamente, será uma bagagem e tanto para a sua música!

Eu S.A — Genne Simmons

O que dizer sobre Genne Simmons? O baixista da lendária banda Kiss que cospe fogo nos shows?

Israelense, Genne chegou aos Estados Unidos e aprendeu a falar inglês assistindo a filmes de terror. Com a famosa maquiagem de asas de morcego — inspirada no Raio Negro, da Marvel — também ficou conhecido por The Demon.

No livro sobre música Eu S.A, Simmons se mostra não somente um dos grandes músicos da história, mas também um homem de negócios.

Sem rodeios e de fácil leitura, você acompanhará lições para aplicar na sua carreira de música, ou na sua própria vida. Segundo Genne, qualquer pessoa pode alcançar o sucesso, desde que se construa um patrimônio e não saia gastando à toa ou deixando a fama subir à cabeça.  

Em Eu S.A você verá o outro lado da Kiss: não só uma banda, mas uma empresa de sucesso.

A Cauda Longa — Chris Anderson

Chris Anderson é um escritor, físico estadunidense e editor chefe da revista Wired que ficou famoso com a sua obra A Cauda Longa.

Nessa obra, Anderson tem uma abordagem mais financeira, sobre o mercado econômico e como a internet influenciou segmentos como a música e a indústria de filmes.

Criado por Chris Anderson, o conceito de cauda longa se refere à regra 80/20 de Pareto. Segundo Chris, 80% dos efeitos da indústria, seja da música, seja de qualquer setor, é resultado de apenas 20% das suas caudas.

Livros para apaixonados pela música

É amante das melodias, mas não a tem como profissão? Também temos algumas indicações de livros sobre música para você.

Você não precisa ser um profissional, um músico ou estudioso no tema para conferir algumas obras e aprendizados sobre o meio.

Então, para entender mais sobre esse setor, vamos de indicações.

A Garota da Banda — Kim Gordon

Kim Gordon é pintora, estilista, vocalista, instrumentista, diretora e produtora musical. Ex-vocalista e baixista da banda Sonic Youth, de rock alternativo, ela faz uma autobiografia em A Garota da Banda.

Não precisa ser profissional ou trabalhar no meio da música para saber que tem seus altos e baixos, e momentos intensos. Nesse livro, Gordon fala de suas dificuldades no mercado da música indie, mostrando todas as suas glórias e quedas.

Ela fala de sua história ao lado de Trurston Moore, seu marido, na banda Sonic Youth. Conta a sua própria história de trás para frente. Ou seja, começando pelo seu divórcio, passando pela maternidade e pelas amarras do feminismo e machismo no mundo dos palcos.

Alucinações Musicais — Oliver Sacks

Escrito por Oliver Sacks, Alucinações Musicais aborda as experiências inesquecíveis — e até sobrenaturais — com a música.

Já é mais que comprovado cientificamente que a música muda a forma como o nosso cérebro se comporta. Não à toa, é muito usada como terapia alternativa em diversos tipos de doenças.

Porém, como isso acontece? O que se passa na nossa cabeça quando ouvimos uma música que gostamos?

Com exemplos e situações reais, Oliver responde a essas e outras perguntas. Uma das histórias contadas é a do médico que, após ser atingido por um raio, começou a ter uma verdadeira compulsão pela música. Isso o levou a se tornar pianista. Incrível, não?

Mas como será a que Medicina explica isso? Qual era o superpoder de Mozart? Confira o livro para saber mais!

Todo Aquele Jazz — Geoff Dyer

O Jazz é aquele estilo musical que nos faz bater os pés e mexer a cabeça sem sentir, mesmo não sendo um especialista.

Em Todo Aquele Jazz, Dyer fala sobre alguns grandes nomes do meio, como Chet Baker, Art Pepper e Monk. Tais esses que já foram taxados como viciados e autodestrutivos.

Por muitos anos, principalmente nos Estados Unidos, o Jazz foi rotulado como música negra. Nesse ambiente racista, Geoff mostra o outro lado do saxofone e da melodia que vicia.

Como vimos, os livros sobre música nos mostram os bastidores e a realidade por trás das produções musicais. Muito mais do que bandas, negócios, preconceitos e dificuldades podem modificar a maneira como valorizamos cada melhoria, nota e produção que ouvimos.

Gostou das nossas indicações? Siga as redes sociais da Roland e acompanhe mais dicas, histórias e os melhores produtos da nossa loja. Estamos no Facebook, no YouTube e no Instagram

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.