masterização

Como funciona o processo de masterização?

O processo de masterização faz parte de uma área mais técnica da gravação de músicas produzidas pelos artistas. Esse procedimento é diferente da mixagem, que compartilha as mesmas ferramentas e que também é necessária para a perfeição dos sons.

Se você tem dúvidas sobre o processo de masterização, não se preocupe. Neste conteúdo, vamos explicar como ele funciona, para que serve e quais ferramentas podem ser utilizadas. Além disso, apresentaremos o propósito de realizar esse procedimento para otimizar a reprodução em vários formatos de mídia e tipos de sistema, bem como detalhes sobre algumas técnicas.

Gostaria de saber um pouco mais sobre o processo de masterização? Acompanhe a leitura!

Como funciona o processo de masterização?

A masterização é um processo que deve ser realizado para o preparo e transferência de áudios gravados em mídia e que serão a matriz das cópias de um trabalho musical. Trata-se do procedimento final da criação das músicas, cujo objetivo é criar um máster ou fornecer o último tratamento aos sons, a fim de estarem prontos para serem ouvidos.

O profissional do som realizará o procedimento depois da mixagem da música para dar um brilho e fazer com que elas se sobressaiam. Esse trabalho vai corrigir e aprimorar o balanço entre as frequências selecionadas na fase da mixagem. Dessa forma, é possível equilibrar os agudos, médios e graves, utilizando ferramentas para equalização, compressão e limitação.

O equilíbrio fará o som soar perfeitamente em diversos ambientes, por exemplo, nos automóveis, discotecas, headphones, casas etc. O tratamento faz a música ter mais força ou consistência de volume e oferece uma excelente sonoridade aos álbuns musicais. Consequentemente, os ouvintes percebem uma linguagem comum do início ao fim do álbum.

Para que serve a masterização?

O objetivo da masterização é otimizar a reprodução em todos os tipos de sistemas de som e vários formatos de mídia, além de fazer o balanceamento de vários elementos em um mix em estéreo. O processo serve para fazer uma revisão dos arquivos mixados e efetuar a correção de deficiências sonoras que se tornam aparentes depois da mixagem.

Desse modo, a masterização serve para dar mais qualidade ao som de instrumentos dos álbuns. Normalmente, os produtores e engenheiros de áudios realizam o processo para valorizar o produto final do seu trabalho. Eles nivelam as músicas para que todas tenham o mesmo nível de volume, eliminam os ruídos, controlam os sibilos ajustando a frequência e aplicam a equalização.

Masterizar é um procedimento que pode ser realizado para consertar chiados. Os profissionais restauram o áudio, consertam pequenos erros, promovem equilíbrio espacial e muito mais. O aprimoramento amplia a mixagem, corrige o desequilíbrio espectral e aperfeiçoa os elementos que necessitam de destaque sem deixar para trás nenhuma faixa de frequência.

Quais ferramentas utilizar com a masterização?

Masterizar é o ato de ajustar os arquivos finais de áudios para dispositivos distintos com a intenção de causar emoção nos ouvintes. Por meio desse procedimento, a música terá qualidade no sistema de som de um carro, na televisão ou em um comércio. Para fazer esse processo, é necessário utilizar algumas ferramentas. Veja a seguir algumas dicas!

Limiter

O Limiter é uma ferramenta de ajuste muito útil para a segurança de componentes do sistema. Ele precisa ser utilizado porque os processadores de dinâmica se baseiam em volumes ou modificam a amplitude dos sinais com base em uma altura de som monitorada. A sua função é segurar, limitar ou restringir o volume até certo ponto.

O compressor chamado Limiter ajuda a concluir o processo no canal fornecendo um pico de teto e uma intensidade apropriada. O cuidado de limitar faz o som ficar mais intenso. O profissional que realiza a masterização precisa ficar atento também ao espaçamento e à sequência para colocar o áudio em ordem.

Compressores

O compressor diminui o volume do sinal se ele exceder o nível desejado, já que obedece aos parâmetros que podem ser alterados e à taxa de redução. Essa ferramenta de áudio reduz diferenças dinâmicas nos áudios, ajusta os volumes muito altos ou baixos demais por meio da compressão. Compressores de amplitude estreitam a faixa dinâmica e diminuem diferenças entre sons.

Os compressores têm vários controles. Um deles é conhecido como threshold, ou limite, que determina a partir de que nível deve ser diminuído o volume de um sinal. O outro é o ratio, ou razão, que define a redução do sinal excedente em até oito vezes. Já o attack, ou ataque, impõe a velocidade mais rápida ou lenta do compressor.

Release, ou liberação, é um controle oposto ao attack, definindo o tempo para descomprimir o sinal até que ele chegue ao nível original. O output gain ou make-up gain tem como objetivo compensar a perda de volume do sinal decorrente da compressão. E knee, ou articulação, refere-se à curva de transição entre o sinal comprimido e o original.

Equalizadores

Um equalizador é um tipo de aparelho de som gráfico, shelving ou paramétrico usado para a equalização. A ferramenta serve para alterar os parâmetros e a curva de resposta do sinal de áudio em quilohertz (kHz). Se a frequência for maior, o som será mais agudo; se ela for menor, o tom será grave.

Os equalizadores têm várias faixas ou controles de intensidade do sinal conforme comporta o aparelho utilizado. Essas ferramentas são muito importantes para corrigir falhas em frequências que normalmente acontecem nos sons e para atingir o nível ideal dos agudos. O aparelho pode ser aplicado durante a gravação e pós-edição para tirar a potência dos sinais.

Stereo enhancer

Stereo enhancer é um efeito ou função da mesa de som que espalha os sons em canais de campo estéreo. Esse plugin é capaz de promover efeitos interessantes na voz de um artista. Ele expande a largura do material de áudios estéreos, tornando-se possível controlar a profundidade do aprimoramento, aumentar a diferença entre canal direito e esquerdo etc.

Entendeu como funciona o processo de masterização no universo musical? Masterizar os áudios faz com que eles fiquem completos, balanceados, uniformes e profissionais. Esse processo é a ponte entre a criação de uma música e o seu compartilhamento, pois permite que os álbuns sejam lançados com a confiança de que tocarão bem em todos os lugares. 

Deseja obter mais informações relevantes sobre masterização e mixagem? Então, siga-nos no Instagram, no Facebook e no YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.