metrônomo

Guia completo para você aprender a usar o metrônomo

Você sabe como usar o metrônomo? Esse importante instrumento gera polêmica entre os músicos, pois apesar de algumas pessoas não gostarem de usá-lo, a verdade é que, em geral, ele costuma ser bastante útil durante os estudos.

Para ser um bom músico não basta apenas aprender tocar e saber como afinar o violão, por exemplo, já que também é necessário saber seguir o ritmo da música e da banda — o que pode ser aprimorado com o uso do metrônomo.

Pensando em ajudar você a conhecer mais sobre o metrônomo e a sua importância para o mundo da música, preparamos este conteúdo completo sobre como ele pode ser usado, além de outras informações relevantes sobre o tema. Continue a leitura e confira os detalhes. Não perca!

O que é metrônomo?

O metrônomo é, na realidade, como um relógio que marca o tempo da música e, com isso, consegue apontar o seu andamento. O aparelho já passou por diversas transformações ao longo do tempo.

Na prática, ele pode ser um aparelho físico, um aplicativo para smartphones ou tablets, ou ainda, um software executado em computadores.

No caso dos modelos mecânicos, ou seja, a versão física, os mais antigos consistem em um pêndulo com o tempo regulado por meio da sua haste. Hoje em dia, ele pode ser um aplicativo em seu celular.

As versões eletrônicas costumam realizar a marcação por meio de um sinal sonoro, por vibração ou pelo piscar de uma luz de LED. Em geral, outras funções também podem ser incorporadas, como a escolha dos sons das batidas.

Existem, ainda, diversos instrumentos musicais que já contam com metrônomo embutido, com a bateria eletrônica, o teclado e o piano. Isso auxilia nos estudos de quem quer saber como tocar bateria, por exemplo, já que permite que o músico tenha mais precisão sem ser necessário contar com um recurso externo. O mesmo é válido ao aprender a tocar piano e aprender a tocar teclado.

No metrônomo mecânico, um mecanismo à corda, parecido com um relógio despertador, usa uma haste metálica com um peso que desliza para ajustar a velocidade.

A sua principal finalidade é produzir cliques regulares (como tiques e batidas) para que o músico consiga praticar o seu instrumento de maneira mais eficaz.

O principal parâmetro do metrônomo é a regulagem de bpm (batidas por minuto). Assim, se um metrônomo está regulado para tocar a 60 bpm, por exemplo, em 1 minuto ele deve produzir 60 batidas.

Qual é a história do aparelho?

O primeiro modelo de metrônomo foi criado em 1812, em Amsterdã (Holanda), por um relojoeiro holandês chamado Dietrich Nikolaus Winkel. Contudo, ele não patenteou o produto.

Por isso, após 4 anos o austríaco Johann Malzer, com base na ferramenta criada pelo holandês, realizou alterações e o patenteou. Na época, o metrônomo consistia em um pêndulo que ficava oscilando de um lado para o outro, sendo que a velocidade de sua oscilação era controlada por um peso preso na haste.

Quanto mais próximo o peso se encontra do eixo, mais ágil é o período do pêndulo. Quanto mais longe, mais devagar. Um mecanismo interno produz um som a cada pulsação do pêndulo e cada oscilação indica um tempo do compasso.

Ludwig van Beethoven, ao que tudo indica, foi o primeiro compositor a apontar marcas de metrônomo em suas partituras, no ano de 1817. Apesar de sua iniciativa, as indicações de andamentos muito ágeis que o compositor apontou em suas peças fazem com que muitos estudiosos modernos acreditem que o metrônomo que ele usava era muito impreciso.

Em geral, os aparelhos tradicionais realizam marcações entre 40 e 240 bpm e, em geral, os músicos fazem uma subdivisão dessa gama em diferentes faixas, conhecidas como andamentos.

Antes de o metrônomo ser inventado, os músicos se orientavam sobre o caráter e a velocidade de suas músicas por meio de termos, em geral em italiano, como lento, andante, allegro, entre outros.

Como o metrônomo funciona?

Para entender como o metrônomo funciona, é necessário saber que todas as músicas contam com um tempo determinado e, dentro disso, pulsações. Trata-se basicamente de um ritmo constante que se mantém durante toda a sua execução.

Assim, o equipamento consegue marcar a pulsação de maneira regular, o que possibilita que o músico tenha conhecimento sobre o ritmo de cada música e a duração de cada nota.

Dessa maneira, cada toque no instrumento, seja um ritmo, uma palhetada ou um acorde, conta com uma duração determinada. Isso faz com que o andamento da música não se perca e fique correto.

No entanto, é válido ressaltar que o metrônomo realiza a marcação de maneira regular, mas muitas músicas não apresentam um único andamento o tempo todo, já que as variações de ritmos são normais.

Como vimos, o pulso da música é medido em batimentos por minuto (bpm). Trata-se de uma medida difícil de fazer, mas determinados modelos de metrônomo contam com a função tap bpm (ou tap tempo), em que o usuário realiza toques na tela conforme o compasso e o próprio aparelho identifica o andamento da música.

Assim, na prática, quanto mais elevado for o bpm, mais ágil deve ser a execução da música. Quem realiza o ajuste do tempo que deseja tocar é o próprio músico.

As duas formas didáticas mais populares do uso do metrônomo são as seguintes:

  • para tocar exercícios e músicas no ritmo correto: tocar corretamente com o metrônomo exige que o músico tenha entendido o ritmo da música ou exercício, mesmo nos casos em que o aparelho é configurado para uma velocidade lenta. Assim, ele pode ser usado para obter consciência sobre o que se está tocando;
  • treinador de velocidade: uma das formas mais eficazes de aumentar sua velocidade em um instrumento, como a guitarra, é justamente tocar a música repetidas vezes com o aumento gradativo da velocidade do metrônomo.

Qual é a sua importância?

Como você já deve ter notado, o metrônomo é um aparelho relevante para quem procura por precisão no momento de estudar ou tocar um instrumento. Falando mais objetivamente, ele é importante para que o músico não saia do tempo adequado.

Quando o músico usa um metrônomo, ele consegue manter a constância enquanto toca e, assim, evita se perder, já que o aparelho marca cada um dos tempos da música.

Como o equipamento emite sons marcando cada tempo do compasso, a percepção do músico é facilitada. Assim, podemos dizer que o metrônomo é o equipamento que evita problemas futuros, especialmente nos casos de pessoas que estão gravando em estúdio ou que tocam em uma banda. 

Ou seja, mesmo que você ache o seu uso chato, é importante superar essa barreira e usar a ferramenta durante seus estudos.

Em quais instrumentos o metrônomo pode ser usado?

Em geral, a pessoa que mais usa o metrônomo é o baterista, justamente por causa da sua função rítmica nas músicas. Por isso, aqueles que desejam aprender bateria para iniciantes devem usar o aparelho em seus estudos, já que é fundamental ter uma boa noção de tempo para manter o andamento das músicas e conduzir a banda.

No entanto, é relevante que todos os músicos entendam o tempo da música e tenham uma execução adequada. Por isso, para obter um bom desempenho nas gravações e apresentações, é importante que todos os instrumentistas usem o metrônomo com regularidade, inclusive durante os estudos.

Uma dica relevante é que, independente do instrumento que você toca, procure se familiarizar com o metrônomo e utilize como seu aliado para o desenvolvimento musical. Afinal, apesar de existirem pessoas que não gostam do instrumento, é preciso entender a sua importância para o aprendizado.

Como o metrônomo ajuda a melhorar o ritmo?

Agora que você já conhece mais sobre o metrônomo, deve ter notado que se trata de uma função bastante relevante para os músicos. Assim, não importa se a sua intenção é tocar profissionalmente ou por prazer, para obter bons resultados é necessário adotar o uso desse recurso em sua rotina de estudos.

Muitos músicos, principalmente quando dão início ao aprendizado de um instrumento, apresentam dificuldades para se acostumar com o metrônomo ou, até mesmo, não gostam da ferramenta. Mesmo nesses casos é preciso buscar uma boa relação com o item, já que ele auxilia bastante na evolução musical.

Quando se desenvolve uma música nova, se aprende a tocar determinado instrumento ou uma música até então desconhecida, é normal ter dificuldade para manter a constância no andamento. Existem diversos músicos que, inclusive, nem sequer conseguem notar se estão tocando fora do tempo.

Assim, o metrônomo é um relevante aliado para manter a constância e o foco. Com a marcação de tempo eficiente, que estimula a sua evolução e respeita o aprendizado, a tendência é que você obtenha cada vez mais precisão ao tocar.

Com o passar do tempo, a tendência é que essa noção rítmica se torne muito natural, a ponto de você já conseguir executá-la, ou até mesmo, notá-la nas músicas de forma espontânea.

Além disso, aprender músicas usando o metrônomo assegura que elas sejam tocadas, de fato, conforme o tempo da versão original. Por isso, mesmo músicos que nunca tocaram juntos anteriormente e bandas, quando vão tocar músicas novas, conseguem entrar em sincronia com mais facilidade.

Para progredir nos estudos da música não há segredo, é necessário se dedicar e treinar constantemente. Contudo, é fundamental assegurar que os estudos estão sendo realizados de forma eficaz, pois, caso contrário ele pode ser desperdiçado. Assim, o metrônomo é uma boa ferramenta nesse sentido.

Como é possível o utilizar, na prática?

Existem diversas formas nas quais o metrônomo pode ser usado, na prática, a depender da intenção do músico. A seguir, separamos detalhes sobre as suas principais finalidades.

Para estudar técnicas

Ao estudar técnicas, contar com a marcação do tempo é primordial para aferir sua evolução, bem como para assegurar a constância da execução dos exercícios.

Dessa maneira, você pode escolher estudar a técnica que preferir, tendo em vista os seus objetivos. 

Uma dica relevante é começar a usar o metrônomo em uma velocidade mais baixa e procurar aumentá-la conforme o exercício ficar mais fácil. Com isso você consegue saber qual é a sua real velocidade, além de notar quando ocorrer uma melhora.

Mais uma maneira legal de acompanhar a sua evolução é por meio do registro em vídeo das músicas que você está aprendendo, sempre anotando qual foi o bpm usado.

Também pode ser relevante para alguns músicos determinar metas para um determinado prazo de tempo. Contudo, nesse caso, procure não estabelecer objetivos muito difíceis para não se sentir desmotivado. O recomendado é manter os exercícios desafiadores, mas não impossíveis ou muito difíceis de serem executados.

Existem, ainda, determinados aparelhos que apresentam uma função que aumenta de maneira gradativa a velocidade marcada. É possível programá-lo, por exemplo, para a cada um minuto o metrônomo aumentar 10 bpm. Assim, se você iniciar o exercício em 60 bpm, depois do prazo escolhido o metrônomo altera para 70 bpm e assim sucessivamente.

Para tocar músicas

Da mesma maneira, o metrônomo pode ser utilizado para tocar músicas no tempo correto. Para tanto, é preciso programá-lo conforme a velocidade da música e seguir o seu andamento. Contudo, como falamos anteriormente, é necessário ter atenção às alterações de tempo que ocorrem em determinadas músicas.

A mesma dica dos exercícios vale para as músicas. É normal nem sempre conseguir executá-las na velocidade original e não há problemas nisso. 

Quando acontecer esse tipo de coisa, procure iniciar em uma velocidade mais baixa, parte por parte, e acelere conforme obtiver mais segurança. Mas, lembre-se que o objetivo é atingir o andamento original, não acelerar mais a música.

Para não ficar perdido em razão da complexidade de uma música ou por suas alterações de ritmos, uma maneira de tocar, que costuma ser bastante válida, é treinar as partes da música separadamente. Dessa maneira, quando cada parte estiver mais fluida e tranquila, você pode juntá-las e tocar a música completa.

Para sincronizar a banda

As bandas, cujo objetivo é crescer, precisam ter como integrantes músicos comprometidos e que levam os estudos musicais a sério. Nesse sentido, é fundamental que todos os membros tenham o hábito de treinar as músicas com o metrônomo.

Assim, no momento da execução, a tendência é que todos estejam sintonizados e não apresentam problemas relacionados ao andamento da música.

Inclusive, existem determinadas formas de utilizar o metrônomo também durante gravações, ensaios e, até mesmo, em shows. No caso de ensaios, o metrônomo pode ser ligado ao amplificador ou a mesa de som para que todos consigam ouvi-lo.

Já os estúdios de gravação, em geral, têm pontos eletrônicos para os músicos para eles conseguirem ouvir a marcação do tempo — o que assegura que o andamento fique sincronizado entre a banda.

O mesmo é válido para shows, já que em eventos o ponto eletrônico é o acessório que costuma ser usado para assegurar a sincronia e a comunicação entre os membros e para marcar o tempo. 

Nos casos em que não é possível adotar essa medida, somente o baterista costuma ouvir o metrônomo para evitar que o som seja ouvido pelo público.

Quais são as opções de metrônomo online?

Como citamos nos tópicos anteriores, no mercado é possível encontrar diferentes tipos de metrônomos e que atendem a diferentes perfis. No momento de escolher um aparelho é preciso analisar qual é a sua necessidade em relação ao recurso.

Inclusive, é relevante observar se o seu instrumento conta com o metrônomo embutido, já que existem modelos com esse recurso. Em alguns casos pode ser uma boa alternativa dar preferência para esse tipo de aparelho, pois isso facilita bastante na hora de tocar.

As versões de metrônomos que podem ser encontradas na internet costumam ser interessantes para começar a se acostumar com a ferramenta. 

A seguir, apresentaremos algumas opções de metrônomo online para que você opte pela que atende às suas necessidades.

Metrônomo do Google

O metrônomo do Google, apesar de exigir conexão com a internet, costuma ser fácil de usar. Para acessá-lo, você só precisa digitar a palavra “metrônomo” no buscador do Google. Como a sua principal finalidade é ser prático, a única opção de configuração é a de velocidade.

Pro Metronome (EUMLab)

Já o aplicativo de metrônomo “Pro Metronome” conta com diversas funções que os músicos usam mesmo em sua versão gratuita, como timbre dos cliques, possibilidade de alterar a fórmula de compasso e função TAP tempo.

A sua faixa de andamento vai de 10 a 300 bpm, o que costuma ser mais que suficiente. Além disso, o Pro Metronome também permite que o músico personalize a sua clave de tempo e defina a acentuação dos tempos no compasso, com opções de 3 intensidades e, ainda, a possibilidade de deixar mudo qualquer um dos tempos isoladamente.

Mais uma função relevante desse app é o background mode, que permite que o metrônomo continue funcionando mesmo enquanto você usa outros aplicativos do seu celular, inclusive na versão gratuita.

Cifra Club

O Cifra Club tem um metrônomo simples, mas muito bom, disponível gratuitamente, que permite que o músico selecione notas por tempo, escolha o compasso e até mesmo as subdivisões.

Ele também conta com a função “tap tempo” que consiste em um botão que permite que o bpm (batidas por minuto) seja alterado de forma bastante ágil. Com ele, se torna muito mais fácil descobrir o andamento da música que você está praticando.

Mais uma função relevante do Cifra Club é a possibilidade de salvar o seu histórico de estudo. Há até mesmo a possibilidade de colocar nos favoritos os compassos que você mais usa.

Soundcorset

O Soundcorset é um aplicativo simples e completo, que costuma funcionar muito bem. Assim como outros que apresentamos neste tópico, ele também permite a personalização da clave de tempo e conta com a função “tap tempo”.

A marcação do tempo por meio desse app pode ser feita de outras maneiras além do áudio, ou seja, você pode configurá-lo para que ele pisque ou vibre, por exemplo, para sentir o beat de uma maneira diferente.

A sua faixa de bpm vai de 15 a 500, um pouco além do que os demais. Além disso, o Soundcorset também conta com afinador embutido, função de gravação e exercícios que possibilitam que o músico pratique escalas.

Soundbrenner

O Soundbrenner é um aplicativo relativamente novo no mercado que está surpreendendo os seus usuários. 

Entre os seus recursos podemos citar faixa de bpm que vai de 20 a 400, função “tap tempo” e a possibilidade de escolher a acentuação dos tempos no compasso e personalizar a clave de tempo.

O app também conta com diversos exercícios que auxiliam na prática de ritmo. Contudo, um de seus principais diferenciais é que a sua junção entre aplicativo e o metrônomo físico funciona perfeitamente.

A lógica desse metrônomo é utilizar a vibração como marcação de tempo. Além disso, ele também possibilita que diversos acessórios sejam sincronizados em simultâneo, para quando a banda tocar em conjunto seja possível saber quando um dos integrantes está fora do tempo.

Metrônomo Beats

O Metrônomo Beats é um aplicativo gratuito e interativo desenvolvido por músicos. Ele pode ser usado para a prática musical em grupo ou individual, tanto em ensaios quanto em apresentações ao vivo.

Uma de suas vantagens é a facilidade de utilização do app, além dos controles fáceis de usar, já que basta somente um toque na tela para aumentar e diminuir o ritmo de maneira progressiva.

Os indicadores visuais de batida auxiliam no controle do compasso que o músico está tocando e possibilitam o silenciamento do metrônomo enquanto monitoram o andamento de maneira visual.

Também tem como criar configurações de som personalizadas ou apenas mudar o tom para ouvir o metrônomo de maneira mais fácil enquanto toca seu instrumento. Além de ser possível deixar o Metrônomo Beats em execução enquanto usa outros aplicativos — ou seja, você pode, por exemplo, ler partituras no aparelho durante a execução do metrônomo.

Agora que você já conhece um guia completo sobre o metrônomo, coloque as nossas dicas em prática e comece a usar essa ferramenta no seu dia a dia para aprimorar os seus estudos musicais!

Gostou das orientações sobre o metrônomo que apresentamos neste post? Então, compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.