PEDAIS CUSTOM DA BOSS

Chegou a hora de conhecer tudo sobre a série Wazacraft

Você sabia que o termo “Waza” significa arte e técnica no Japão?

Esses pedais levam esse nome por serem feitos no Japão com toda maestria e expertise da BOSS. Eles possuem componentes premium, são 100% analógicos e trazem modificações exclusivas feitas pelos engenheiros da BOSS.

Pedais de OverDrive

O Overdrive é um pedal que reproduz a saturação natural que acontece nos amplificadores valvulados, distorcendo o sinal de entrada da guitarra, produzindo harmônicos ricos e um timbre quente com bastante dinâmica, muito usado no blues e no rock.

A distorção é um efeito similar ao overdrive com um tipo de clipagem diferente, produzindo um efeito mais agressivo, com mais ganho e menos dinâmica. A distorção é muito usada para hard rock e diversos estilos de metal. 

O fuzz foi criado por acidente, e se parece muito com um som distorcido de um amp com o falante rasgado. Ele produz um efeito agressivo, bem sujo com uma pegada característica. Existe um outro tipo mais suave e responsivo, ideal para acordes de rock.

Conheça os pedais de Overdrive

SD-1W Super Overdrive

Reproduz o comportamento dos amps valvulados, com uma versatilidade incrível e dinâmica incomparável. Perfeito como boost.

  • Standard– Timbre do SD-1 original lançado em 1981
  • Custom – Saturação e médios acentuados com belos harmônicos

BD-2W Blues Driver

Amplo alcance sonoro que vai do blues ao hard rock dos anos 70. Mantém o som natural da sua guitarra e reage de acordo com o volume de entrada. 

  • Standard – Timbre clássico do BD-2 original lançado em 1995
  • Custom – Mais ganho e médios pronunciados, de acordes suaves a riffs de rock.

MT-2W Metal Zone

Com mais de 1 milhão de unidades vendidas, é o pedal de alto ganho mais famoso do mundo. Possui circuito de ganho de dois estágios e EQ semi paramétrico para timbres do hard rock ao metal.

  • Standard – Som clássico e sustain incomparável do MT-2 original de 1991
  • Custom – Timbre mais versátil e orgânico, ideal para metal moderno e guitarra de 7 e 8 cordas

HM-2W Heavy Metal

Uma lenda, aclamado pelos fãs de distorção pesada e colecionadores ao redor do mundo. É um dos primeiros pedais amp in a box da história, e foi usado por David Gilmour e imortalizado nos anos 90 pela cena do Death Metal Sueco.

  • Standard – Timbre do HM-2 de 1983 com baixo ruído e mais volume de saída
  • Custom – Estágio de ganho adicional com maior definição para sons pesados

FZ-1W Fuzz

Baseado no Fuzz dos anos 60, o FZ-1W combina um circuito 100% analógico com transistores de silício e dois modos, o Vintage e o Modern.

  • Standard – Timbre do HM-2 de 1983 com baixo ruído e mais volume de saída
  • Custom – Estágio de ganho adicional com maior definição para sons pesados

DS-1W Distortion

Lançado em 1978 e usado por Kurt Kobain, Jonh Frusciante e Joe Satriani, o DS-1 é o pedal de distorção mais vendido de todos os tempos. Se você procura uma distorção versátil e até um boost para empurrar seu amp saturado, o DS-1W é sua melhor opção.

  • Standard – Timbre definido de distorção que corta a mix
  • Custom – Timbre com médios acentuados e mais dinâmica, com aumento de até +6dBs de volume de saída

Modulação, Delays e Reverbs

O efeito de modulação produz uma variação na altura e na intensidade do som. Um dos efeitos mais famosos é o Chorus, que produz uma dobra no sinal e deixa o som dobrado ligeiramente fora do tempo, se misturando ao original. Já o Vibrato dobra o sinal e produz uma variação na afinação, criando a sensação de que a alavanca da guitarra está sendo usada o tempo todo. Outro efeito icônico é o Dimension, que adiciona uma profundidade e sensação espacial 3D no som quando usado em estéreo.

O efeito de delay adiciona repetições no som e você pode ajustar o tempo do atraso dessas repetições e a quantidade. Existem dois tipos principais de delay, o digital e o analógico. O digital é definido e cristalino, com repetições idênticas ao som original. Já o analógico é mais quente e produz repetições diferentes que as vezes saturam e adicionam uma modulação no som. 

O efeito de reverb ou ambiência adiciona uma profundidade e amplitude no som. Existem efeitos mais curtos e sutis que simulam um quarto ou uma sala de estúdio, colorindo levemente o som.  Existem efeitos mais longos e imersivos que simulam uma catedral ou até mesmo uma sensação espacial. Os principais ajustes do reverb são o volume do efeito, o tempo de duração, e o pre-delay que é o atraso do efeito.

Agora conheça os efeitos de modulação e delay da série Waza de pedais Custom da BOSS.

VB-2W Vibrato

Inovador, o VB-2 Vibrato lançado em 1982 caiu nas graças de grandes guitarristas da época e é um dos itens mais cobiçados entre os colecionadores. Ele produz uma modulação que altera a afinação, trazendo uma sensação de movimento única com um timbre analógico.

  • Standard: Timbre quente e vintage do icônico VB-2 com circuito BBD
  • Custom: Novo timbre mais imersivo com filtro de onda único

DC-2W Dimension C

Baseado no clássico rack de estúdio SDD-320 de 1979 e no pedal DC-2 Dimension C de 1985, o DC-2W traz um novo design com botões que permitem até 20 sons entre suas combinações. O Dimension traz uma sensação espacial 3D na mix sem a modulação do chorus.

  • Standard: Sonoridade versátil do pedal DC-2 perfeita para instrumentos
  • SDD-320: Timbre imersivo do SDD-320 ideal para diversas fontes de áudio

CE-2W Chorus

Lançado em 1976, o CE-1 foi o primeiro chorus da história, seu timbre é cultuado até hoje e usado por ícones como John Frusciante. Em 1979 a BOSS lançou o compacto CE-2, usado por David Gilmour e símbolo dos anos 80. A versão Waza une os dois pedais com saída estéreo.

  • Standard: Possui o efeito suave e definido de chorus que marcou os anos 80
  • CE-1 primeira posição: Timbre de chorus analógico estéreo derivado do amp Jazz Chorus
  • CE-1 segunda posição: Som de vibrato imersivo derivado do amp Jazz Chorus

DM-2W Delay

O DM-2 saiu de linha em 1984, e devido a sua sonoridade quente e saturada de delay analógico, é um pedal procurado até os dias de hoje. O novo modelo Waza traz de volta o timbre mágico de delay analógico e mais versatilidade através do modo custom.

  • Standard: Delay analógico com tempo de 20 a 300 ms do DM-2 original.
  • Custom: Delay analógico com o dobro de tempo (até 800 ms)

Toda a série de pedais Waza está disponível na loja oficial da BOSS e parceiros autorizados com preços exclusivos. Conheça também a linha de pedais compactos mais vendidas mundialmente da BOSS.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.