piano de cauda ou vertical

Piano de cauda ou vertical: conheça as diferenças!

Muitas pessoas têm o sonho de aprender a tocar piano, um dos instrumentos mais conhecidos e praticados que existe. Contudo, na hora de decidir qual instrumento comprar, é comum que surja a dúvida entre qual alternativa escolher: um piano de cauda ou vertical?

Por isso, preparamos este artigo para você entender quais são as diferenças entre o piano de cauda e o vertical. Mostraremos também o que é preciso considerar na hora de fazer sua escolha. Continue a leitura para conferir!

Pianos de cauda ou vertical: quais as diferenças?

Nos próximos tópicos, você saberá como se distinguem os pianos de cauda dos pianos verticais.

Piano de cauda

Tamanho

Encantador tanto pela beleza quanto pela imponência, sem dúvida, o piano de cauda é o modelo mais tradicional e o sonho de qualquer pianista.

O piano de cauda também é conhecido como horizontal e pode apresentar tamanhos variados, que se adaptam às restrições de espaço — muitas vezes o fator determinante na escolha do modelo 1 — e às necessidades de sonoridade do músico.

Os tamanhos que mais se ouve falar são os:

  • pianos de cauda inteira;
  • pianos de ½ cauda;
  • pianos de ¼ de cauda.

Embora não haja um padrão específico para medida, o que permite que cada fabricante invista em projetos exclusivos para cada modelo.

Isso se deve ao fato de que, quanto mais compridas as cordas do instrumento, mais alta é a tensão necessária para que as teclas soem corretamente, o que exige uma estrutura mais pesada e resistente.

Por outro lado, e consequentemente, quanto maior o piano, mais expressivos os timbres e maior o volume sonoro.

Espaço para acomodação

Devido ao tamanho do instrumento, é muito comum que os pianos de cauda inteira sejam recomendados para teatros, salas de concerto e outros ambientes cujo espaço exija um bom preenchimento de sonoridade.

Além disso, vale mencionar que, muitas vezes, o piano é acompanhado por grupos de vários instrumentos, como orquestras, o que necessita de um bom volume para equilibrar o som.

Por esse mesmo motivo, é que os pianos de cauda inteira costumam permanecer em escolas ou residências grandes, proporcionando ao estudante ou ao pianista uma similaridade muito maior com o instrumento que encontrariam em ambientes mais espaçosos.

Mecanismo das cordas e sonoridade

Outra característica marcante no piano de cauda está no fato de que a disposição de suas cordas é horizontal, acompanhando o sentido das teclas, diante do mecanismo que se posiciona abaixa delas e em praticamente toda sua extensão.

Os pianistas abrem a tampa do piano para que o som se propague melhor pelo local, causando uma percepção de volume sonoro mais alta em que estiver ouvindo.

Já, os martelos que percutem as cordas, usam seu próprio peso para retornarem à posição de repouso. Assim, no piano de cauda é possível repetir uma nota, aproximadamente, até 14 vezes por segundo.

Quantidade de teclas

Além do tamanho, os modelos diferentes apresentam características variadas, como a quantidade de teclas, o número de pedais e os recursos relativos ao acabamento.

A questão da mecânica pode ter algumas diferenças em relação aos pianos verticais ou, até mesmo, quanto a alguns tipos de pianos de cauda, como a existência do pedal tonal — acessório necessário para que peças avançadas do repertório sejam executadas.

Pianos verticais

Tamanho

Popularmente apelidado de “piano de armário”, o piano vertical é o mais utilizado mundo afora. Ele tem esse nome por ficar próximo a uma parede e por seu formato. Uma das diferenças mais óbvias entre ele e o piano de cauda, é o tamanho, necessitando de menos espaço.

Mecanismo das cordas

O piano vertical tem um mecanismo chamado tábua harmônica, cuja disposição das cordas é na posição vertical, perpendicularmente ao teclado.

O seu volume sonoro é consideravelmente menor do que o dos pianos de cauda, devido ao fato das cordas terem um comprimento menor e, também, pela questão da caixa de madeira cobri-las.

Espaço para acomodação

Sendo assim, muitos músicos que não dispõem de espaço para acomodar um piano de cauda, acabam optando pelo piano vertical, pois ele cabe perfeitamente em ambientes pequenos, como quartos de estudos, apartamentos, salas de escolas e, até, restaurantes ou bares de pequeno porte.

Timbre e estrutura

Assim como o modelo citado no tópico anterior, há uma grande variedade de modelos de pianos verticais, sendo cada um destinado a atender necessidades específicas de espaço e sonoridade, e desenvolvidos de modo a oferecerem uma boa relação entre timbre e estrutura.

Há outras características também que os diferenciam, como quantidade de teclas, número de pedais e detalhes do acabamento.

Embora a mecânica de um piano vertical seja diferente, esse modelo proporciona o mesmo nível de precisão encontrado nos pianos de cauda, com apenas algumas pequenas particularidades relativas ao funcionamento dos mecanismos — como o tempo de retorno dos martelos à posição de repouso — e o comprimento das teclas.

Para quem adora estudar música e não quer deixar de praticar piano pela falta de espaço, os pianos de armário — quando de boa procedência — proporcionam o mesmo desenvolvimento e qualidade sonora do que os de cauda, tanto em termos de movimento, interpretação e construção da sonoridade quanto à parte técnica.

O que é preciso considerar ao comprar um piano?

Agora que você já conhece as diferenças entre as duas opções, para escolher entre um piano de cauda ou vertical, é preciso considerar alguns fatores.

Tenha as respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais são meus objetivos com as aulas de piano?
  • Quanto posso investir?
  • Tenho espaço suficiente na minha casa?
  • O que procuro em relação às características do instrumento?

Além disso, é importante saber como será o som no espaço disponível para acomodar o piano. São por razões como essas que muitas pessoas que moram apartamentos optam por um piano digital ou teclado de qualidade.

Para concluirmos, seja qual for a sua escolha, piano de cauda ou vertical, é importante adquirir o instrumento em uma loja especializada e oferecerá todo o suporte necessário para você fazer a melhor aquisição possível, como a Roland.

Acesse o site da Roland para saber mais sobre nossos produtos e obter atendimento de um especialista de nossa equipe de profissionais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.