power chords

Power Chords: o que você deve saber sobre o acorde mais poderoso do mundo

Os Power Chords revolucionaram o meio musical. A tradução desse termo já diz muito sobre esses acordes. Eles transmitem uma sensação de peso ou de uma música encorpada para quem está ouvindo.

Além dessa qualidade, os Power Chords são de fácil execução. Inclusive, muitas pessoas aprendem esse acorde logo no início dos estudos de guitarra. Afinal, é uma técnica que vai acompanhar o músico por toda a sua jornada.

Neste artigo, vamos aprofundar um pouco mais no conceito desses acordes, sua formação e como eles podem ser aplicados. Confira!

O que são os Power Chords?

Os Power Chords — que significa acordes poderosos em português — são formados por 3 notas, sendo amplamente utilizados pelos guitarristas. Existem alguns casos em que a formação é de apenas 2 notas, os chamados bicordes.

Esse conceito surgiu com a necessidade dos guitarristas de aumentar o efeito de saturação ou distorção produzido pelos amplificadores. Assim, eles perceberam que se omitissem algumas notas do acorde convencional, gerariam uma frequência que aumenta esse efeito. Consequentemente, seus solos, riffs ou bases ficaram mais pesados e fortes.

Não demorou nada para que essa ideia se espalhasse. Atualmente, os guitarristas de todo o mundo utilizam os Power Chords, conhecidos como os acordes mais poderosos do mundo. Nas cifras, esses elementos são caracterizados pelo número 5. Por exemplo: C5, D5, E5 etc.

Um detalhe importante sobre os Power Chords é a questão do abafamento ou silenciamento de algumas notas. Ao pressionar apenas algumas notas, você precisa omitir o som das outras. Isso pode ser feito com os outros dedos, apoiando levemente nessas cordas que não podem soar ou com a mão da palheta, pressionando com o punho a parte de baixo do encordoamento.

Tenha muito cuidado com esse detalhe. Deixar cordas soarem indevidamente pode transformar o Power Chord em uma verdadeira bagunça, nada agradável para quem ouve.

Quais são as variações de Power Chords?

Agora, mostraremos as principais variações dos Power Chords. Ao conhecer esses elementos, você terá mais opções para utilizar esses acordes. Acompanhe!

Power Chords maiores e menores

Mencionamos que é possível omitir uma das notas da tríade, formando um bicorde. No caso, se essa omissão for a terça, como identificar se o acorde é maior ou menor? Afinal, essa nota é a que determina essa característica, certo?

Nesse caso, podemos considerar que não existe distinção entre maior e menor. Em todo o caso, você precisa ter atenção ao que é definido na melodia. Por exemplo, imagine que uma música é executada em D. O segundo acorde é um Bm. Porém, se você omitir a terça, esse Si não será nem menor, nem maior para você.

Por outro lado, as demais tríades devem seguir a regra dos acordes maiores ou menores. Ou seja, se você utiliza a terça para compor os Power Chords, eles devem ser menores quando a melodia assim exigir.

Power Chords de oitava e quarta

Além das variações de acordes maiores e menores, nós temos os Power Chords de quarta e oitava. Começando pela segunda, ele é muito utilizado no Jazz e Fusion, porém, no mundo do Rock e Metal ele também é amplamente difundido.

Essa variação é muito utilizada nas escalas, melodias, chord melodies entre outras. Uma aplicação desses tipos de Power Chords é presente no riff inicial da canção Tender Surrender, do guitarrista Steve Vai.

Além dessa variação, nós temos os Power Chords de quarta. Ele é um intervalo de quarta ao transformar a tônica em uma nota aguda. Assim, é criada uma inversão do acorde. Um exemplo interessante dessa aplicação é no riff principal da música Smoke on the Water, do Deep Purple.

Power Chords com oitava dobrada

Os Power Chords com oitava dobrada são a união do bicorde com o acorde oitavado, ou seja, além de inserir a tônica e quinta, também se inclui a oitava dobrada.

Essa variação gera muita polêmica entre os guitarristas. Isso porque dobrar a oitava faz com que o acorde tenha uma nota mais aguda, o que pode reduzir a característica do Power Chord.

Por outro lado, existem aqueles que afirmam que a adição da nota oitavada não muda o caráter do Power Chord. Nesse caso, o que vale é a criatividade e inspiração do guitarrista que está executando a música.

Como aplicar o Power Chords na música?

Além de tornar a música mais interessante, os Power Chords facilitam a vida do músico. Isso porque eles são muito simples de serem executados. Essa facilidade abre um leque de opções de aplicação. Eles são eficientes para inserir em quase todo o tipo de música.

Esse conceito pode ser aplicado para a composição de harmonias. Por exemplo, existem canções que são totalmente executadas em Power Chords. No entanto, também temos aquelas canções em que apenas algumas partes da harmonia são compostas por esse acorde.

Outra modalidade de aplicação dos Power Chords é em solos ou rifes. Você pode, por exemplo, elaborar uma melodia com notas isoladas e inserir esse tipo de acorde no meio do solo. Isso enriquecerá em muito as suas canções.

O interessante dos Power Chords é que você pode explorar todo o braço da guitarra apenas arrastando a forma dos dedos nas casas que correspondem à escala em que a música que você está tocando pertence.

Enfim, quando se fala dos acordes mais poderosos do mundo, opções de aplicação são ilimitadas. Porém, você precisa conhecer bem a escala musical e, principalmente, as variações existentes nesse acorde. Isso aumenta a possibilidade de aplicação dessa técnica, abrangendo o leque de opções para o músico.

Por fim, nós chegamos à conclusão que os Power Chords contribuem em muito para o músico. Eles tornam as canções mais atraentes e simples de serem executadas. Portanto, é muito importante que você aprenda essa técnica e comece a aplicar quanto antes.

Se você gostou das dicas deste artigo, deixe o seu comentário logo abaixo e conte-nos como você aplica esse conceito. Compartilhe sua experiência com os demais leitores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. agora tenho uma visao mais ampla e posso explorar melhor os “power chords”
    thanks

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.