setup de bateria híbrida

O que é um setup de bateria híbrida?

Setup de bateria híbrida é um termo referente ao instrumento musical bateria, composto por diversos tambores e pratos. Ele também contém elementos eletrônicos: pads, triggers e tambores digitais que podem ter sons próprios ou disparar sons de outra fonte.

Os dispositivos são importantes para estilos musicais que utilizam tambores extremamente agudos, os quais dificilmente poderiam ser obtidos naturalmente por um tambor comum de bateria acústica. Eles podem ser alcançados com um pad eletrônico, muitas vezes usado para gravar ritmos como forró, sertanejo, arrocha, funk, pop e diversos outros estilos.

Neste post, vamos explicar como é possível expandir a bateria acústica por meio das tecnologias disponíveis no mercado. Continue a leitura!

Como é possível expandir a bateria acústica?

Milhares de pessoas tocam com kits de bateria eletrônica que oferecem uma solução muito prática devido à necessidade da redução do volume desse instrumento para poder tocar e praticar diariamente em qualquer ambiente. Veja a seguir como os músicos obtêm o resultado que esperam ao usar baterias!

Mistura de sons

A bateria eletrônica pode ser usada pelo músico para obter sons completamente diferentes de um kit acústico. Ao fazer essa mistura, o baterista reforça e enriquece a sonoridade original da bateria de uma forma segura e rápida, sem a necessidade de diversos microfones e a expertise de um técnico de som.

Sensor trigger

Os bateristas profissionais e também intermediários realizam a soma de sons adicionais com a sua bateria acústica. Eles utilizam um sensor chamado trigger, cuja tradução significa gatilho ou aquilo que “dispara” algo, com um módulo de som mais recente, que vai reproduzir qualquer tipo de som eletrônico.

Esse fenômeno acontece quando o trigger é ativado pelo toque da baqueta no tambor acústico, por meio da vibração da pele. O trigger recebe a vibração, e envia um sinal para o módulo de som, que dispara o timbre desejado pelo baterista. Isso ocorre de forma extremamente rápida e não é possível ouvir qualquer atraso no som.

Uso de pads

O baterista também pode usar outros dispositivos como pads, que são superfícies de borracha ou de material que imita um tambor acústico. Esses componentes não têm som ambiente, como o tambor ou prato da bateria. O equipamento pode disparar sons que foram previamente gravados em estúdio para deixar a performance musical de uma banda ao vivo mais complexa e profunda.

Como montar um setup híbrido para usar no palco?

Há diversas formas de montar um setup híbrido, porém, a mais conhecida é com o uso de um equipamento chamado de sample pad. Ele tem diversos pads e cada um conta com sons eletrônicos como claps ou som de palmas, bumbos eletrônicos, sons percussivos, vozes e muito mais.

Disparo de loops

É possível disparar loops e pedaços de músicas com esses equipamentos. Basta tocar com a baqueta em um dos pads com um som assinalado no tempo certo da música, e o baterista obterá camadas extras de sons diferentes e inusitados para a plateia, transformando completamente a experiência dos ouvintes.

Acoplamento de triggers

Outra possibilidade para montar um setup híbrido para shows ao vivo é utilizar triggers que se encaixam nas peças da bateria. Em cada tambor do kit de bateria acústica é acoplado o trigger que vai reconhecer quando for percutido. Com isso, ao tocar na bateria, o músico faz com que o som original gere um som secundário.

Esse som secundário é disparado por um módulo e somado ao resultado final, no som que as pessoas da plateia estão ouvindo. Isso possibilita à bateria dar origem a milhares de sons diferentes eletrônicos.

Como montar um setup híbrido para usar em estúdio?

Uma prática comum aplicada pelos bateristas é a inserção de uma camada de som adicional, chamada de sample, que significa amostra. Esses sons reforçam a sonoridade dos instrumentos musicais e deixam a parte rítmica mais consistente. A técnica pode ser feita após a gravação da bateria, no momento em que é realizada a mixagem.

Entendeu o que é setup de bateria híbrida? Atualmente, existem equipamentos que permitem ao músico mandar os sons adicionais pelo trigger, que já dispara os timbres adicionais automaticamente, sempre que a caixa da bateria for tocada, sem a necessidade de equipamentos extras como módulo de som ou softwares.

Gostaria de aprender um pouco mais? Então, confira o nosso guia completo para montar um Home Studio incrível!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.