sintetizadores musicais

Saiba como funcionam os sintetizadores musicais com este guia completo!

A partir de 1970 surgiram os primeiros sintetizadores analógicos, revolucionando a maneira de criar músicas. Esses aparelhos conseguem recriar todos os tipos de sons e oferecem um enorme volume de timbres distintos. Eles seguem um princípio básico e são fabricados com o mesmo modo de funcionamento.

Essas ferramentas conseguiram mudar a relação dos músicos com os sons. Portanto, neste conteúdo, vamos falar sobre a história dos sintetizadores e tudo o que você precisa saber para comprar o seu aparelho. Aqui, você vai descobrir como esses equipamentos funcionam e terá acesso a vários detalhes que servirão para aprofundar os seus conhecimentos no assunto.

Gostaria de obter mais informações sobre os sintetizadores musicais? Continue a leitura e descubra tudo a respeito deles!

Veja como funcionam os sintetizadores musicais

Um sintetizador musical funciona de forma muito semelhante a uma corda de violão, que, ao ser tocado pelo músico, vibra e gera um som. Os osciladores oscilam em certa frequência conforme o número de ciclos que as ondas realizam por segundo, cujas medidas são em Hertz. Uma onda de 65 Hz completa 65 ciclos a cada segundo.

Processam e traduzem sons

O sintetizador musical é um instrumento computadorizado eletrônico cuja função é recepcionar os dados codificados, processá-los e traduzi-los em sonoridades. São utilizados pelos músicos como a base de um teclado, contudo, existem versões em formato de guitarra, violino, instrumentos de sopro e bateria para quem domina esses equipamentos musicais.

Criam obras musicais

Sintetizadores foram criados para originar sons iguais aos da natureza, por exemplo, trovões, canto dos pássaros, ventos, mar, chuva, raios etc. Já os instrumentos acústicos, elétricos ou sinfônicos simulam sonoridades de carros, helicópteros, ruídos, entre outros. Esses aparelhos são fundamentais para a criação de obras musicais em nossos dias.

Execução de músicas

A origem dos sintetizadores musicais tornou-se possível com o auxílio de seu criador, conhecido como Robert A. Moog, fundador da Moog Music Inc. A empresa começou a fabricar os sintetizadores Moog e o compositor Wendy Carlos fez a primeira música completamente executada com esse tipo de aparelho.

Variações técnicas

Os sintetizadores foram acrescentados aos sistemas de computação e tiveram o acréscimo de variações técnicas que aprimoraram suas possibilidades. Desse modo, a fita magnética deixou de ser necessária e foi realizada a gravação eletrônica das sonoridades reais. Então, surgiu o sampler, que simula instrumentos elétricos e acústicos com perfeição.

Criação de sequências sonoras

Os instrumentos eletrônicos receberam um sequenciador que cria sequências sonoras que podem ser reproduzidas com o toque de um botão. Eles já são planejados com timbres para que o músico escolha sons artificiais, sax, orquestras ou outras opções que ele próprio pode desenvolver. Diante disso, os sintetizadores ganharam o seu espaço no universo musical.

Emissão de sonoridades

Esse aparelho oferece uma pluralidade de timbres e sons e pode até substituir uma banda, porque conecta músicos e sons. Você conseguirá ouvir sons de trompetes, violinos e muito mais em qualquer lugar. Portanto, o sintetizador é perfeito para músicos criativos que utilizam a imaginação para a criação e emissão de sonoridades.

Com o sintetizador, você terá acesso a uma variedade de sons que não são encontrados em outros instrumentos musicais. Músicas de comerciais, por exemplo, são feitas a partir desse aparelho de forma rápida e prática com o objetivo de economizar dinheiro. Os profissionais talentosos criam novos estilos de músicas com essa ferramenta usada no forró, rock e pop, por exemplo.

Conheça a história dos sintetizadores musicais

Todas as invenções tecnológicas que surgiram antes da música eletrônica, como telefone e gramofone, modificaram a relação da humanidade com o som. Os primeiros instrumentos eletrônicos que antecederam o sintetizador surgiram após o ano de 1900. O Trautonium, Theremin e Ondes Martenot são pré-sintetizadores eletrônicos usados na produção de efeitos sonoros ou como instrumentos solo.

Inventor russo

O inventor do sintetizador musical foi Evguêni Murzin, um coronel da extinta União Soviética, do Exército Vermelho. Ele é conhecido mundialmente como o pai do aparelho, pois decidiu misturar a tecnologia com a música. O criador ousou criar um equipamento para a produção de qualquer tipo de timbre, som ou intervalo desejado pelos compositores

Ele utilizou o método de gravação foto-ótico, que era aplicado em cinematógrafos para projetar a sua invenção. Dessa maneira Murzin obteve a imagem visível das ondas sonoras e o seu aparelho conseguiu sintetizar a sonoridade por meio de uma onda gerada artificialmente. A ideia ficou engavetada por 20 anos em função da guerra. 

Lançamento oficial

O lançamento oficial do sintetizador musical em sua primeira versão ocorreu em 1958, em Paris e em Londres. Ele se tornou conhecido como ANS para homenagear o renomado compositor russo Alexander Nikolayevich Scriabin. O instrumento era capaz de criar sons de 720 faixas de áudios.

Foi assim que ele ofereceu à comunidade musical de Moscou um grande leque de opções para que os músicos exercessem a sua criatividade. Mas ele não foi planejado para performances, já que o objetivo de Murzin era inventar uma máquina que criasse sonoridades. O instrumento não tinha teclas, e sim uma entrada que permitia ao raio de luz passar para fotocélulas. 

Inauguração do Museu Scriabin

No período de guerra fria, o sintetizador musical alcançou o sucesso devido à exploração espacial e sua capacidade de criar músicas espaciais. No ano de 1967, houve a inauguração do Estúdio Experimental de Música Eletrônica no Museu Scriabin, sob a liderança de Evguêni Murzin. Depois disso, o instrumento foi levado para a Universidade Estadual de Moscou.

O aparelho de Murzin serviu para o treinamento de pessoas para se comunicarem e aprenderem a traduzir a linguagem dos golfinhos. Enquanto permaneceu no Museu Scriabin era a sua principal atração, visto que estrelou vários filmes soviéticos após a criação de um laboratório criado para a execução dos trabalhos. Alfred Schnittke tentou formalizar a acústica ao compor Electronic Stream.

Agora você já sabe como funcionam os sintetizadores musicais com este guia completo! A Roland fornece os melhores sintetizadores do mercado para os seus clientes e investe em inovação e tecnologia para mudar a vida de seus parceiros. Ela tem como principal missão inspirar os profissionais da música a terem prazer ao usar a criatividade.

Quer saber mais sobre os sintetizadores oferecidos pela Roland? Conheça nossos produtos agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.