tr-606

Saiba tudo a respeito do renascimento da TR-606!

Já ouviu falar na bateria TR-606, lançada em 1981? Ela foi planejada para ser uma companheira para a TB-303. O instrumento era eletrônico programável (drum machine), cujo preço, tamanho e praticidade de uso permitiam que todos tivessem acesso à produção musical doméstica.

Esse modelo se caracteriza por kicks médios superenérgicos, tons bem marcados e pratos ríspidos, que foram um verdadeiro sucesso entre os músicos DIY. Apareceu em gêneros da new wave dos anos 80, indo do punk ao dancehall jamaicano e, claro, todos os tipos de estilos eletrônicos.

Quer saber mais a respeito do renascimento da TR-606? Neste artigo, você descobrirá como esse instrumento incrível continua encantando amantes de música!

O surgimento da TR-606

Nem tudo deu certo desde o início porque a TB-303 e a TR-606 foram feitas como um par combinado, com o objetivo de oferecer aos artistas solo uma chance de praticar sem precisar de outros indivíduos. A ideia era que os músicos pudessem usar esses dois aparelhos como linhas de bateria e baixo.

Mas a programação e os sons artificiais não foram tão bem recebidos pelo público geral como era esperado. Os profissionais pensavam que essa dupla estava condenada a um fim precoce, até que ela caiu nas mãos de diversos produtores de música eletrônica. Eles a transformaram em instrumentos clássicos e modernos.

A relação da TR-606 com bandas e músicos

The Sisters of Mercy usou a TR-606 e uma DR-55 em seus primeiros discos, sendo creditada como um membro da banda chamado “Doktor Avalanche”. Veja abaixo os outros famosos que tiveram contato com essa bateria!

Banda de rock

A banda de punk rock/noise rock Big Black usou a TR-606, que foi creditada em seus discos como “Roland”. Steve Albini, que desenvolveu a belíssima carreira de vocalista, compositor e guitarrista, mais tarde fez uma declaração sobre esse instrumento:

“Quando comprei a 606, carregava ela por aí e ouvia o som dela o tempo todo como um walkman. Ao longo do dia, gradualmente construía e reconstruía um ritmo até que fosse satisfatório para ouvir por conta própria”.

E completou:

“As baterias eletrônicas podem ser instrumentos muito legais, com muita identidade. Eu sempre ficava desapontado quando ouvia uma sendo usada de maneira desajeitada, o que acontecia na maioria das vezes”.

Álbuns dos anos 80 e 90

O Orchestral Manoeuvres in the Dark incluiu a TR-606 nas notas do encarte de seu álbum “Dazzle Ships” (1983). O Nine Inch Nails a usou em seu single “Closer”, do álbum “The Downward Spiral” (1994). E Dave Rowntree, da banda de britpop Blur, utilizou essa bateria na faixa “On Your Own” de seu álbum homônimo, lançado em 1997.

Música eletrônica

Fora do rock, a TR-606 era comumente usada pelos astros de música eletrônica C. Balardo, Uwe Schmidt, Plastikman, Aphex Twin, Mike Ink e Autechre. Até mesmo artistas que preferiam breakbeats a ritmos 4/4 também a utilizaram, como quando o grupo 4hero creditou a TR-606 em seu álbum de sucesso “Parallel Universe”.

Outro exemplo foi o álbum “Protection” (1994), do Massive Attack, que usou a máquina com destaque em algumas faixas. O encarte desse CD incluía uma foto da TR-606 conectada a uma TB-303. A banda sueca de música eletrônica Covenant também a utilizou, citando-a como “uma das baterias eletrônicas mais lindamente distorcíveis de todos os tempos”.

O nascimento da TR-06 Boutique

Em 2021, quase quatro décadas depois do lançamento da TR-606, a Roland redesenhou o equipamento em uma versão totalmente fiel à sua origem. Trata-se da TR-06 Boutique, uma réplica detalhada com diversas atualizações modernas e importantes.

Agora você já sabe como se deu o renascimento da TR-606. A TR-06 Boutique vem com novas opções de modelagem de som, a aparência icônica da bateria original e o mesmo tom distinto. Porém, traz novos recursos de sequenciamento e uma variedade de gatilhos para “trigar” equipamentos modulares. Renasceu pronta para criar hits!

Gostou do conteúdo? Então veja mais detalhes da réplica da clássica Roland TR-606!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. Olá amigos gostaria de saber se ela serve pra usar em barzinho voz e violão se ela tem ritimo brasileiro se consigo simular um Cajon com ela pra me acompanhar nos meus shows em bares estilos como arrocha universitário MPB pop

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.