ukulele

Descubra 6 curiosidades sobre o Ukulele

O Ukulele é um instrumento de cordas que faz parte da família do violão. Em geral, ele conta com quatro cordas de náilon e um corpo de madeira — apesar de hoje em dia também ser possível encontrá-lo em plástico.

Ukulele, na verdade, quer dizer “pulga pulando” em havaiano e para entender o motivo desse nome, basta observar os dedos de um músico habilidoso enquanto ele toca o instrumento. Esse instrumento ganha cada vez mais espaço no cenário musical atual, especialmente por causa da sua sonoridade agradável e que combina com diversos ritmos musicais.

Pensando em ajudar você a conhecer mais sobre o Ukulele, preparamos este post para apresentarmos 6 curiosidades sobre o instrumento. Continue a leitura e confira os detalhes. Não perca!

1. Origem do Ukulele

Em geral, a maior parte das pessoas associa a origem do Ukulele com o Havaí, já que o instrumento tem fortes laços culturais com o local. Além disso, a famosa música havaiana “Over the Rainbow” faz uso do instrumento.

No entanto, o Ukulele foi levado ao Havaí por imigrantes portugueses em 1879. Na ocasião, eles levaram para a ilha um instrumento de cordas chamado facão. Após, algumas adaptações foram feitas e o Ukulele da forma que conhecemos hoje foi criado.

Rapidamente o instrumento se tornou popular na cultura havaiana, principalmente entre a realeza, pois o rei havaiano David Kalakauna era apaixonado pelo item e o promoveu como um instrumento havaiano que é usado como um acompanhamento de hula e em eventos reais formais.

2. Ukulele no mundo

Depois da sua popularidade no Havaí, não demorou muito para que o Ukulele fosse introduzido na América e assumisse o controle da cultura dominante durante a década de 1920.

Durante esse período, milhares de Ukuleles foram produzidos na América e o instrumento se tornou um ícone musical da era do Jazz. Inclusive, o astronauta Neil Armstrong era um tocador de Ukulele.

Atualmente, é possível notar o ressurgimento da popularidade e do interesse no Ukulele, com o seu uso em diferentes ritmos, como pop, rock, folk e clássico, inclusive fora do Havaí.

Muitos artistas usam o Ukulele em suas músicas, sendo um deles o Eddie Vedder, vocalista da banda Pearl Jam, que já realizou diversas apresentações em sua carreira solo apenas tocando o Ukulele e cantando.

Mais uma curiosidade interessante sobre o tema é que a música que usa o Ukulele mais popular nos Estados Unidos não é “Over the Rainbow”, mas sim “I’m Yours” de Jason Mraz.

3. Sonoridade do instrumento

O Ukulele é um instrumento de sonoridade muito agradável que, inclusive, combina com praticamente qualquer música e ritmo. Ele também pode ser afinado conforme cada melodia e ritmo, o que o torna um instrumento muito versátil.

Da mesma forma que ocorre com o violão, esse instrumento não precisa de outros para acompanhá-lo. Por isso, ele pode ser usado em apresentações familiares ou em rodas de amigos, por exemplo, já que o seu som agrada a pessoas de todas as idades.

4. Características e diferenças do Ukulele

O Ukulele tem como uma de suas principais características o seu tamanho pequeno, o que faz com que seja muito fácil transportá-lo. Além disso, ele também é capaz de substituir outros instrumentos acústicos maiores.

Mais um de seus diferenciais que merece destaque é que o Ukulele é um instrumento relativamente fácil de aprender e que facilita a entrada no mundo da música. Nesse sentido, muitas crianças e adolescentes o escolhem como primeiro instrumento a ser aprendido.

5. Tipos de Ukulele

Existem diversos tipos de Ukulele. O Ukulele soprano, por exemplo, é o mais clássico e tradicional, sendo o menor, com afinação simples e tensão das cordas leve. Ele é recomendado especialmente para quem não sabe tocar outro instrumento de cordas, mas as pessoas de mãos grandes podem ter dificuldade no manuseio desse pequeno instrumento.

Já o Ukulele Concert é uma boa alternativa para quem deseja tocar um instrumento mais versátil e com mais possibilidades sonoras, já que ele conta com mais casas e o espaço entre os trastes é maior.

O Ukulele tenor, por sua vez, é uma opção para quem quer que o instrumento tenha a afinação clássica. Inclusive, essa é a melhor alternativa para quem tem a mão grande demais para o Soprano.

No formato tenor o instrumento tem um timbre mais encorpado e projeção sonora maior, sendo possível explorar mais sonoridades, mas podendo apresentar dificuldade com ritmos mais ágeis, por causa da duração do som, exigindo mais técnica do músico — motivo pelo qual essa versão é mais indicada para pessoas que já sabem tocar algum instrumento de corda.

Por fim, o Ukulele Barítono tem uma afinação diferente dos demais e apresenta um som mais grave. Essa versão não se tornou muito famosa, mas é uma boa alternativa para quem sabe tocar violão e quer explorar um instrumento menor, já que a sua afinação é semelhante a do violão.

Além das versões tradicionais que apresentamos, ainda existem outros modelos de Ukulele, como o Ukulele de Lata (uma versão artesanal que é, de fato, feita de lata), o Ukulele Pineapple (em formato de abacaxi), o Ukulele de Caixa (com o seu corpo em caixa de madeira) etc.

Também há variações de fusão entre dois tipos de instrumento, como o Ukulele Bass (Ukulele + Baixo), “Guitalele” (Ukulele + Violão) e “Banjolele” (Banjo + Ukulele).

6. Ukulele na música brasileira

O Ukulele recebe cada vez mais espaço na música brasileira, tanto entre os músicos profissionais quanto entre os amadores. Nesse sentido, diversos artistas famosos já usaram o instrumento em seus shows e gravações, como Lulu Santos, Marisa Monte, Tiago Iorc e Falamansa.

Também é possível encontrar na internet diversos músicos que fazem apresentações usando o Ukulele em músicas brasileiras e que produzem conteúdos relevantes relacionados ao instrumento.

Agora que você já conhece 6 curiosidades sobre o Ukulele, deve ter percebido que existem diversos motivos para aprender a tocá-lo, não é mesmo? Afinal, trata-se de um instrumento compacto, versátil e que é mais fácil de aprender em comparação com outros.

Se você gostou deste artigo, continue a visita em nosso blog e confira um guia completo para você comprar instrumentos musicais sem erro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.