viajar com instrumentos musicais

Principais cuidados que você deve ter ao viajar com instrumentos musicais

Você já teve que viajar com instrumentos musicais? Essa costuma ser uma grande preocupação entre os músicos, especialmente no caso de viagens aéreas. Afinal, ninguém deseja que o seu instrumento sofra qualquer tipo de dano.

O cuidado com o instrumento deve ser o mesmo tanto para os deslocamentos longos quanto para os cotidianos, uma vez que existem determinadas peças ou materiais que são bastante frágeis. No entanto, em viagens é preciso redobrar a sua atenção.

Tem interesse pelo tema e quer descobrir o que você deve fazer para viajar com instrumentos musicais de maneira segura? Então, continue a leitura deste post!

Quais os principais cuidados ao viajar com instrumentos musicais?

Inicialmente, vamos apresentar algumas dicas relevantes sobre como você pode viajar com os seus instrumentos musicais sem correr o risco de estragá-los. Confira!

Compre um bag

Independentemente de qual seja o instrumento musical que você toca — de sopro, de percussão ou de cordas — com certeza há um bag específico para protegê-lo. Em geral, os estojos rígidos proporcionam mais segurança do que as capas ou mochilas.

Usar um bag previne arranhões, amassados e outros acidentes em seu instrumento. Por isso, procure dar preferência às opções acolchoadas e que contam com sistema anti-impacto, pois aumentam a proteção ao item durante a viagem.

Também é imprescindível ter cuidado com o seu armazenamento e manuseio durante o trajeto. Preste atenção para não colocar peso em cima do instrumento e evite esbarrões.

Por fim, as dimensões do acessório também merecem ressalvas, já que ele deve se ajustar perfeitamente ao tamanho do instrumento. O ideal é que não existam sobras para que o equipamento não bata nas laterais ao ser carregado. Dessa maneira, nem sempre é recomendado reaproveitar o bag antigo ao comprar um instrumento novo.

Evite variações de temperatura

As variações de temperatura podem ser prejudiciais ao equipamento e, portanto, o ideal é evitá-las. O calor em excesso, por exemplo, pode gerar deformação no corpo do instrumento — motivo pelo qual ele não deve ser transportado em exposição ao sol.

Assim, é importante verificar se o local onde o instrumento vai ser transportado conta com ar-condicionado. No caso de trajetos longos, esse quesito é ainda mais recomendado.

Procure sempre levar junto com você

Em trajetos de carro, por exemplo, a dica é levar o instrumento no banco de trás, e não no porta-malas. Já em viagens de ônibus, procure carregar o seu equipamento no compartimento de passageiros, em vez de transportá-lo no bagageiro comum. Assim, previne a exposição a mudanças bruscas de temperatura e a fortes impactos.

Nas viagens de avião, o problema pode ser mais relevante, uma vez que muitas vezes é necessário despachar instrumentos musicais grandes. Nesse sentido, é importante se informar com a companhia responsável. Se for realmente preciso despachar o item, lembre-se de colocá-lo dentro de um acessório adequado e preparado para impactos.

Funcionários de companhias de transporte, motoristas, entre outros, em geral, estão com pressa e podem não ter tanto cuidado com a sua bagagem. Por isso, o mais indicado é tentar manter o seu instrumento por perto. Afinal, ninguém melhor do que você para cuidar dos seus bens.

Contrate empresas especializadas

Existem determinadas situações em que é preciso contratar uma companhia especializada para o transporte do instrumento. É o caso do piano, por exemplo, que exige cuidado extra em razão das suas dimensões.

Uma situação recorrente é ver pessoas que, ao mudarem de casa, entregam o piano nas mãos da equipe de mudança que foi contratada para fazer o deslocamento de todos os itens. No entanto, essa não é uma boa ideia.

Para começar, é provável que a empresa de frete comum cobre mais caro porque não sabe como desmontar o equipamento e, portanto, precisará de mais pessoas para carregar. Além do mais, o instrumento pode ser danificado por causa do transporte inadequado.

Já uma empresa especializada no transporte de itens musicais consegue erguer um piano com poucos profissionais, já que eles sabem como montar e desmontar o instrumento. Ele vai entrar até mesmo em um elevador, dispensando a necessidade de içá-lo pela janela.

Pesquise a política das companhias aéreas

Todas as companhias áreas, tanto nacionais quanto internacionais, contam com a sua própria política para o transporte de instrumentos musicais. Algumas delas, inclusive, permitem que o viajante compre uma passagem a mais para o item, se ele não desejar usar o bagageiro.

Por isso, antes de comprar as passagens, entre em contato com a empresa. Além de você se informar, uma conversa documentada por um e-mail se torna uma relevante proteção contra imprevistos.

Já nos casos em que o instrumento precisa viajar no compartimento de carga, é importante checar se a companhia se responsabiliza por eventuais danos. Em muitos casos, é válido contratar um seguro a fim de se precaver.

Como despachar o instrumento com segurança em uma viagem de avião?

Como vimos, você deve observar determinados pontos ao viajar de avião, pois cada companhia tem as suas regras. De maneira geral, os instrumentos musicais pequenos podem ser levados na cabine, desde que não excedam os limites de bagagem de mão e sejam transportados em estojos próprios.

Já os instrumentos musicais maiores ou que não apresentam as medidas determinadas para bagagem de mão, em geral, precisam ser despachados para transporte no compartimento de carga.

No caso da companhia aérea Gol, podem ser transportados como bagagem de mão os instrumentos musicais com peso inferior a 10 quilos e dentro das dimensões 35 x 25 x 55 centímetros (comprimento x largura x altura). Os demais devem ser despachados em uma case rígida adequada para seu transporte.

Já na companhia Latam, os instrumentos musicais frágeis podem ser transportados em condições especiais, desde que não ultrapassem as medidas de 41 x 41 x 90 centímetros. O item também pode ser acomodado no assento, contanto que o viajante faça uma reserva prévia de assento adicional, na mesma tarifa e classe da sua passagem.

Agora que você já sabe quais cuidados adotar ao viajar com instrumentos musicais, lembre-se de colocar em prática as nossas dicas para evitar danos em seu aparelho. Afinal, um transporte bem-feito assegura a sua preservação e qualidade.

Gostou das nossas orientações? Então, nos siga nas redes sociais para conferir mais conteúdos sobre o universo da música. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.