youtube music

YouTube Music: aprenda como colocar suas músicas na plataforma

O Youtube já se consolidou há algum tempo como uma ferramenta indispensável para o mundo da música, afinal, ele foi responsável pelo lançamento de muitos artistas que saíram do anonimato e alcançaram fama, muitas vezes em nível mundial. Aqueles artistas que estão presentes na plataforma ainda hoje faturam alto por meio de videoclipes e lives.

Uma das características mais legais do Youtube é que é um local muito democrático para o meio musical, onde há demanda para todos, desde os mais consagrados e estruturados até os músicos independentes. Nele, todos convivem lado a lado em prol de conquistar o seu espaço.

Por isso, hoje vamos te explicar um pouco mais sobre o funcionamento do Youtube Music e passar para você algumas dicas sobre como colocar músicas na plataforma, configurar o seu canal de artista e ser remunerado por isso. Acompanhe!

Como funciona o Youtube Music e qual é a sua importância?

Indo diretamente ao ponto, o YouTube Music é a divisão de streaming do Youtube. Um de seus maiores diferenciais é a oferta de um extenso acervo de vídeos que englobam o áudio musical com uma imagem fixa (os chamados Art Tracks). Fora isso, você ainda irá encontrar uma grande quantidade de de remixes, lives, clipes musicais, singles e álbuns.

A Google disponibiliza a plataforma em duas versões. Aos usuários que optarem pela versão gratuita do Youtube Music está disponível o acesso sem restrições às músicas do acervo da plataforma, porém há nessa versão a apresentação de conteúdo publicitário nos intervalos entre as músicas.

Já os que preferem ter uma experiência na plataforma livre desse conteúdo publicitário há a possibilidade de realizar a assinatura mensal da versão paga, que conta ainda com recursos exclusivos, como a possibilidade salvar músicas para ouvir off-line e comandar as músicas com a tela do celular bloqueada.

Entre as demais características do Youtube Music, destacamos ainda o potente sistema da Google para a sugestão de artistas e músicas com base nas suas preferências musicais, e da possibilidade de encontrar uma música a partir da pesquisa da descrição do videoclipe ou da letra musical.

Como o Youtube Music se diferencia do YouTube Premium?

O antigo serviço existente chamado YouTube Red foi remodelado para se tornar mais atrativo aos consumidores e passou a se chamar Youtube Premium, que por sua vez é indicado para todos aqueles que tenham interesse nos vídeos em geral, não apenas os musicais.

Ao usuário que desembolsar uma quantia mensal para assinar o Youtube Premium é garantido o acesso ao YouTube Music e também dos demais recursos extras, como poder baixar conteúdo para reprodução em modo off-line e a reprodução de vídeos em segundo plano.

Os usuários do YouTube costumam ter um período gratuito de três meses para testar a versão paga. Destacamos também o acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos produzidos pela marca Youtube Originals, que abrange filmes e séries.

Como colocar músicas no YouTube Music?

Agora que você já conhece sobre a plataforma, enfim chegou o momento de descobrir como é possível colocar as suas músicas no YouTube Music. Confira, a seguir, as nossas dicas!

Crie um canal oficial de artista

Inicialmente, é preciso criar um canal oficial do artista (ou OAC) para que você possa gerenciar seus vídeos, conversar com o seu público, aumentar sua marca e, é claro, divulgar sua música na plataforma.

Os músicos que não tem um canal oficial de artista não costumam ter uma presença muito marcante na plataforma, já que sem esse recurso os seus fãs podem ter dúvidas sobre o local que eles devem acessar para ouvir as músicas e o canal que eles devem se inscrever. Já o oficial de artista no YouTube permite ao músico:

  • combinar assinantes e tempo de exibição em diferentes canais;
  • os seus vídeos se consolidam no mesmo local;
  • é possível acessar ferramentas exclusivas e análises sobre os resultados do canal.

O canal oficial do artista tem uma aparência muito semelhante ao canal do Youtube convencional, contando com:

  • imagem de cabeçalho personalizável na parte superior;
  • seção para vídeos de destaque com diversas opções de personalização para primeira visita ou inscritos regulares;
  • estante personalizada para a promoção do conteúdo mais relevante do perfil em primeiro lugar, seguindo-se por seções fixas de álbuns e vídeos musicais. 

Monetize o seu canal para ser pago pelo YouTube

Depois de criar o seu canal e, é claro, publicar os seus vídeos de música, chega o momento de ganhar dinheiro com a plataforma. O YouTube utiliza uma ferramenta chamada Content ID que, por sua vez, consegue identificar se o áudio de um vídeo já está presente em seu banco de dados.

Na prática, quando a ferramenta percebe que o áudio foi registrado no vídeo, um anúncio é colocado. Assim, uma renda de publicidade é gerada a cada indivíduo que clica no anúncio.

Por meio dessa ferramenta se torna possível gerenciar e identificar conteúdo protegido por direitos autorais na plataforma a fim de evitar plágios. Para que o algoritmo seja capaz de reconhecer o seu áudio é preciso subir sua música para o YouTube por meio de uma distribuidora, como a CDBaby ou ONErpm.

Nesse caso, mesmo que o seu áudio seja usado por outra pessoa, o valor referente aos direitos autorais deve ser revertido para você. Contudo, lembre-se que nesse caso a distribuidora é responsável por fazer o repasse dos royalties.

Contudo, se o seu canal já é monetizado por cumprir com os requisitos do Youtube, como ter mais de 1.000 inscritos e 4.000 horas assistidas no último ano, e você não deseja receber por meio do ContentID, há a possibilidade de desabilitar essa opção no momento da publicação da música na plataforma.

Agora que você já sabe como colocar suas músicas no YouTube Music, após seguir as nossas dicas e colocar o seu trabalho na plataforma, não deixe de fazer a divulgação para que as pessoas o acessem. Para tanto, você pode, por exemplo, divulgar o conteúdo nas redes sociais e promover a interação com os inscritos do canal para aumentar sua presença na plataforma.

Para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos musicais, continue a visita em nosso blog e descubra mais detalhes sobre o mercado para quem busca trabalhar com música!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. Tenho um cd gravado com 16 faixas , tudo registrados e , pretendo sim colocar o meu trabalho na plataforma do YouTube.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.